domingo, 3 de abril de 2016

HOMENAGEM A JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA DIAS (1916-1994)




HOMENAGEM a José Sebastião da Silva Dias (1916-1994)Mostra Bibliográfica;
 
DATA: 31 de Março até 16 de Abril 2016;
LOCAL:
Biblioteca Pública de Braga.
 

“Biblioteca Pública de Braga apresenta até 18 de abril a mostra bibliográfica “José Sebastião da Silva Dias (1916-1994)”, assinalando os 100 anos do seu nascimento. O homenageado foi um dos maiores historiadores nacionais do século XX, criando instituições de cultura e investigação e elevando o ensino da História da Cultura. A exposição, sita no átrio daquela unidade cultural da UMinho, pode ser visitada gratuitamente todos os dias úteis, das 9h-13h e 14h-18h.

A mostra reúne, em núcleos temáticos, quase 80 obras do autor, biografias, edições periódicas, estudos, referências enciclopédicas e recortes de imprensa ligados aos momentos mais importantes do seu percurso. O fundador das revistas “História das Ideias” e “Cultura, História e Filosofia” publicou livros como “Portugal e a Cultura Europeia”, “Correntes de sentimento religioso em Portugal”, “Camões no Portugal de Quinhentos” e “Os Primórdios da Maçonaria em Portugal”.

José Sebastião da Silva Dias nasceu em Arcos de Valdevez, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (UC) e foi jornalista crítico do Estado Novo nos jornais “Anão”, “Novidades” e “A Voz”, fintando a censura com o anonimato ou pseudónimos. Os seus cargos na função pública sucederam-se. Foi assistente social no Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, secretário do Tribunal das Penas, inspetor da PJ, diretor do Instituto de Assistência a Menores, provedor da Casa Pia de Lisboa, fundador do Instituto de História e Teoria das Ideias, diretor do Centro de História da Sociedade e da Cultura da UC, presidente da comissão instaladora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e diretor científico do Centro de História da Cultura da UNL, entre outros”. [AQUI]

SOBRE J. S. da Silva Dias:

José Sebastião da Silva Dias” | [idem+bibliografia]

J.M.M.

Sem comentários: