quarta-feira, 25 de maio de 2016

JOSÉ MENDES CABEÇADAS JÚNIOR: UM PERCURSO EM DEFESA DA REPÚBLICA (NOS 90 ANOS DO 28 DE MAIO DE 1926): CONFERÊNCIA


No âmbito do ciclo de conferências "O Documento que se segue", promovido pelo Arquivo Municipal de Loulé, vai realizar-se no próximo sábado, 28 de maio de 2016, uma conferência que evoca o 90º aniversário do 28 de Maio de 1926 e a personalidade de José Mendes Cabeçadas Júnior.

Pode ler-se na nota de divulgação do evento:
28 de maio, no dia em que passam 90 anos sobre a revolução militar que pôs fim à I República (28 de maio de 1926), Elsa Santos Alípio assinala a efeméride, evocando um dos protagonistas desse acontecimento, o louletano José Mendes Cabeçadas Júnior (1883-1965), numa conferência que decorre no Arquivo Municipal de Loulé, pelas 15h00.

A conferencista é Elsa Santos Alípio.

Breve nota curricular da conferencista:
Elsa Santos Alípio nasceu em Lisboa, em 1971. Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1994), foi nessa mesma instituição que obteve o grau de mestre em História Contemporânea (2001). Com um percurso dedicado à História Contemporânea iniciado no final da década de 90, participou em vários programas de investigação, nomeadamente no projecto Portugal e a Integração Europeia – Uma Perspectiva Histórica. Colaboradora, entre outras iniciativas editoriais, na Mediateca do séc. XX, no coleccionável Século XX – Homens, Mulheres e Factos que Mudaram a História e na Nova História Militar de Portugal, fez parte da equipa de produção científica do Observatório das Ciências e das Tecnologias. Integra, desde 2003, o serviço de investigação do Museu da Presidência da República, tendo vindo, desde então, a debruçar-se sobre a história do presidencialismo português, sendo autora de vários estudos sobre a temática, designadamente de uma fotobiografia sobre o vice-almirante José Mendes Cabeçadas Júnior.

Publicou:
Nuno Severiano Teixeira (Preface), Salazar e a Europa : história da adesão à EFTA, 1956-1960,  Livros Horizonte, Lisboa, 2006.

Sem comentários: