sexta-feira, 3 de junho de 2016

GUERRA NA BPMP


Na Biblioteca Pública Municipal do Porto esteve patente uma exposição que encerrou no passado dia 31 de Maio de 2016. Sobre a documentação presente na exposição pode ler-se a nota de Adriano Silva (bibliotecário na referida biblioteca):

Sabia o leitor que há guerra na Biblioteca Pública Municipal do Porto? Na verdade, o leitor pode visitar a exposição “Em tempo de Guerra” na BPMP até ao fim do mês de maio de 2016.
A exposição consiste numa mostra bibliográfica de duas revistas rodeadas de livros. Gostaríamos de saber quantos livros sobre a I Grande Guerra, mas para isso os catálogos tinham de ter assuntos… Quanto às revistas na exposição, há imensos exemplares da “Ilustração Portuguesa” e da “Portugal na Guerra”, onde um jornalista esteve a dormir com as tropas em França, décadas antes da Guerra do Iraque, como ficamos a saber ao ler o subtítulo: «serviço photographico especial junto das tropas portuguezas em França a cargo de Arnaldo Garcez».
Se os leitores quiserem saber quais as 350 publicações militares na BPMP, podem pesquisar no nosso catálogo online (disponível em:http://bibliotecas.cm-porto.pt/), por assuntos: Militares – Periódicos. Podem depois ordenar a listagem resultante, no canto superior direito, pelo ano de publicação ou pelo título.
Mas se os leitores quiserem saber quais as publicações da Primeira Grande Guerra na BPMP, podem pesquisar no nosso catálogo online (disponível em: http://bibliotecas.cm-porto.pt/), por assuntos: Guerra mundial – 1914-1918. Encontra quase 30 títulos de revistas, muito mais do que as presentes na exposição, muitas humorísticas (Miau, O Século Cómico, O Thalassa e O Zé), propaganda francesa (Boletim da Aliança Francesa e Documentos sobre a Guerra), propaganda inglesa (jornal O Espelho), os relatórios da Cruzada das Mulheres Portuguesas, interessantíssimos pelo papel de assistência prestado nesta época, além de vários jornais do Porto, alguns com o título “9 de Abril”, data da Batalha de La Lys, onde podem ser lidos relatos de militares do Porto, além do jornal “O Mutilado da Guerra”, do Porto, onde Paulo Samuel descobriu um inédito de Fernando Pessoa, como publicou na revista literária As Artes Entre As Letras, etc. Algumas destas revistas foram disponibilizadas online pela Hemeroteca Digital (da Câmara Municipal de Lisboa). E muito mais há para descobrir nos assuntos do catálogo online da BPMP….
Texto: Adriano Silva

A.A.B.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinal de contas, esta exposição ainda está ao público, pelo menos, até ao final do mês de Junho. Isto talvez se deva a estarem a preparar a exposição de 100 manuscritos, concebida pelo Paulo Cunha e Silva, que vai estrear em Setembro na BMAG. Adriano Silva (BPMP)