Nos próximos dias 18 e 19 de Novembro de 2016, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, vai realizar-se o XXXVI Encontro da Associação de História Económica e Social, desta vez subordinado ao tema: Quantidade e Quantificação em História.
Pode ler-se na nota de divulgação do encontro:
“Quantidade e a Quantificação em História”, eis o tema escolhido para este encontro. Nos últimos anos, têm surgido, em Portugal como em toda a Europa, vários projectos marcados pela recolha de dados históricos em grande escala. Ao mesmo tempo, em História como muitas outras disciplinas, o potencial do tratamento quantitativo de vastas bases de dados é cada vez mais explorado. Esta tendência coloca desafios a que a historiografia não tem sido indiferente. Por um lado, estimula à exploração dos renovados caminhos metodológicos aberto pela quantificação. Por outro, as regras disciplinares, as perspetiva heurística e hermenêutica sobre fontes quantitativas e os métodos próprios dos historiadores confere-lhes um olhar único e imprescindível sobre a quantidade. De uma forma ou de outra, a investigação destes dados valoriza o papel da História Económica e Social na fronteira com as outras ciências sociais.
Assim, apelamos a todos os historiadores que compareçam a esta 36ª Conferência Anual da APHES para discutir as suas investigações sobre a quantidade e a quantificação ou outros trabalhos na área da História Económica e Social."
O programa completo do dia 18 de Novembro de 2016 pode ser consultado e descarregado AQUI.
O de dia 19 de Novembro pode ser acedido AQUI.
O orador convidado é o Professor Bruce Campbell, Professor Emérito na Universidade Queen's, em Belfast. Tem-se destacado como um dos mais engenhosos historiadores quantitativos na actualidade. A sua obra centra-se na interacção entre a economia e o clima. Recentemente publicou o livro "The Great Transition. Climate, Disease and Society in the Late Medieval World" (ed. Cambridge, 2016). O seu currículo académico pode ser consultado AQUI.
Com os votos do maior sucesso para este evento.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário