Inaugura-se no próximo sábado, 4 de Março de 2017, pelas 16 horas, na Galeria Manuel Filipe, em Condeixa-a-Nova, a exposição documental de homenagem a José Liberato Freire de Carvalho.
No momento da inauguração da exposição o Dr. João Pinho profere uma conferência subordinada ao título José Liberato Freire de Carvalho: retratos da vida e obra (1772 -1855) na tela de uma homenagem (2013-2017).
Pode ler-se na nota de divulgação do evento:
Muitos dos vultos do liberalismo português do século XIX continuam bastante desconhecidos. Tal como Rodrigo Fonseca Magalhães, seu contemporâneo, José Liberato Freire de Carvalho, de Coimbra, dedicou a sua vida à luta contra a tirania absolutista e pela liberdade, pelo direito, independência e progresso de Portugal. O seu jornal "O Campeão Portuguez em Londres" foi um dos mais importantes instrumentos para a ocorrência da Revolução Liberal de 1820.
Para divulgar a sua vida e a sua obra, vai estar em exibição em Condeixa uma exposição bio e bibliográfica sobre " LIBERATO - vida e obra de um liberal de oitocentos", patrocinada pela Comissão Liberato e acolhida pela CM de Condeixa.
Um evento que recomendamos para se conhecer melhor um dos homens do Liberalismo em Portugal que passou por Coimbra e foi contemporâneo de Rodrigo da Fonseca Magalhães, foi perseguido pelos absolutistas e refugiou-se em Inglaterra onde publicou um dos mais conhecidos jornais da emigração O Campeão Português em Londres.
Sobre José Liberato sugerimos a leitura do que já se escreveu AQUI.
A acompanhar com toda a atenção.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário