sexta-feira, 31 de março de 2017

OS PARTIDOS POLÍTICOS EM FAMALICÃO DURANTE A I REPÚBLICA (1895-1926)

Amanhã, dia 31 de Março de 2017, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão (Rua Adriano Pinto Basto) vai ser apresentada a obra de Amadeu Gonçalves intitulada Os partidos Políticos em Famalicão durante a I República (1895-1926). A obra conta com um prefácio do Dr. Paulo Cunha e introdução do Prof. Doutor Norberto Ferreira da Cunha.

Pode ler-se na nota de divulgação do evento:

Não sem dificuldades de percurso, as comissões municipais do Partido Republicano Português em V. N. de Famalicão, para além das cisões locais e nacionais (estas últimas com reflexo municipal), passaram por alguns momentos de crise de identidade: primeiro, com a organização concelhia dos monárquicos (uma mescla de dissidentes republicanos, conservadores e católicos), com o sidonismo, ou com outras organizações políticas municipais. Foi o caso da União Operária Famalicense (1911). Este será o retrato da exposição “Os Partidos Políticos em V. N. de Famalicão na I República, com incidência em 1895, na primeira comissão municipal do Partido Republicano Português e nas seguintes (até à Implantação da I República), passando pela reorganização do Partido Progressista e Regenerador (1906), ou pelas listas franquistas de 1908.

Nesta sessão vai também ser feita a inauguração de uma exposição com o mesmo nome, que fica patente no Museu Bernardino Machado até 7 de maio.

Com os votos do maior sucesso para esta interessante iniciativa que não podemos deixar de divulgar junto de todos aqueles que nos vão seguindo.

A.A.B.M.

Sem comentários: