terça-feira, 29 de setembro de 2020

[COIMBRA - DIA 1 OUTUBRO] – REEDIÇÃO DO LIVRO “GUERRA PENINSULAR. NOTAS, EPISÓDIOS E EXTRACTOS CURIOSOS” DO GENERAL MARTINS DE CARVALHO

 


LIVRO: Guerra Peninsular. Notas, episódios e Extractos Curiosos (reedição);

AUTOR: Francisco Augusto Martins de Carvalho (general);

EDITORA: GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro), 2020;


APRESENTAÇÃO DA OBRA:


DIA: 1 de Outubro de 2020 (18,45 horas);

LOCAL: Café Santa Cruz (Praça 8 de Maio), Coimbra;

ORADORES: João Paulo de Almeida e Sousa (GAAC), Doutora Isabel Vargues (FLUC), Coronel Luís Sodré de Albuquerque (Diretor Museu Militar)

ORGANIZAÇÃO: GAAC | C. M. de Coimbra | Café Santa Cruz


NOTA: O ESPAÇO ESTÁ LIMITADO.


► O Grupo de Arqueologia e Arte do Centro está a promover a reedição do livro “Guerra Peninsular, notas, episódios e extratos curiosos”, através da publicação original em Fac-símile da edição de Coimbra: Typographia Auxiliar d’Escriptorio, 1910. O GAAC pretende assim realizar uma edição nova de um livro antigo de 1910, trata-se de uma edição fac-similada que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escalas, ilustrações, diagramação e paginação.

Se as histórias ligadas ao Convento São Francisco e também ao Mosteiro de Santa Clara são mais conhecidas, há outros episódios coevos que se desenrolaram em Coimbra, que se encontram bem retratados neste livro de Francisco Augusto Martins de Carvalho, merecendo por isso a sua divulgação. Interessa recordá-los não só pelo factos retratados em si, mas pelos exemplos que encerram, pelo sacrifício e esforço de muitos na luta contra o invasor e a violência dos homens e dos tempos vividos que importa trazer à memória!

O GAAC, consciente da relevância dos acontecimentos retratados neste livro sobre as invasões francesas e as sucedâneas guerras liberais que culminaram com a “Revolução Liberal de 1820”, decidiu promover a reedição desta obra literária, para um melhor entendimento contemporâneo da “Guerra Peninsular” e as suas implicações na história de Portugal. Coimbra, cidade de cultura e conhecimento, com forte tradição literária, não pode deixar de celebrar e recordar este conimbricense e a sua obra por ocasião dos 200 anos da “Revolução Liberal de 1820”.


PROGRAMA:

 

A GUERRA PENINSULAR E A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820

COIMBRA, 1 de Outubro de 2020

Local: Café Santa Cruz

18h45 – Apresentação do livro “Guerra Peninsular, notas, episódios e extratos curiosos” por:

  • João Paulo Almeida e Sousa (sócio GAAC)

19h00Conferência “A Guerra Peninsular e a Revolução Liberal de 1820” com:

  • Doutora Isabel Vargues (Professora História FLUC)
  • Coronel Luís Sodré de Albuquerque (Diretor Museu Militar)

J.M.M.

Sem comentários: