quinta-feira, 13 de maio de 2021

"A DELEGAÇÃO DE CENSURA À IMPRENSA DE FARO" - CONFERÊNCIA


Realiza-se amanhã, sexta-feira, 14 de Maio de 2021, pelas 18.30h, a conferência A Delegação de Censura à Imprensa de Faro tendo por oradora a Doutora Patrícia de Jesus Palma.

Esta conferência insere-se no ciclo de conferências "Investigar, Conhecer e Valorizar" que tem vindo a ser organizado pelo Arquivo Municipal de Faro.

Assinalando também o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, vai ser apresentado um estudo sobre a Censura na vida cultural algarvia do século XX, tendo por base o fundo documental que se encontra depositado no Arquivo Municipal de Faro. Através da análise dos dados recolhidos pretende-se dar a conhecer as consequências a nível local da circulação das ideias, do desenvolvimento da cultura escrita.

A conferencista, Patrícia de Jesus Palma, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses), pela Universidade do Algarve e doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Autora, entre outros dos seguintes estudos:

 - "Tipografia Cácima: a propósito dos cadernos e fascículos que aí se imprimiram", Cultura. Revista de história e teoria das ideias, Lisboa, 2011;

- "Restauração e imprensa no Algarve (1808-1811): um impressor, a independência de duas nações", Promontoria: Revista do Departamento de História Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, Faro, 2013;

- "A actividade tipográfica no concelho de Loulé", Al-Ulya, Loulé, 2014;

- "The brazilian book market in Portugal in the second half of the nineteenth century and the paradigm change in luso-brazilian cultural relations" Books and Periodicals in Brazil 1768-1930, 2017;

- "Tipografia Burocrática (1882-1912)", Anais do Município de Faro, 2018;

- O Reyno das Letras: a cultura letrada no Algarve, o lugar do impresso (1759-1910), Direcção Regional de Cultura, Faro, 2019.

É coordenadora científica do projeto Hemeroteca Digital do Algarve, lançado em novembro de 2019, disponível em: hemeroteca.ualg.pt, e é a investigadora proponente do projeto de musealização da Tipografia União (Faro), que visa assinalar e reconhecer Faro como a cidade-berço da imprensa em Portugal (Jun./1487).

É fundadora das marcas Lugar Comum e Moinho d’Ideias, projetos colaborativos que criou para fins de investigação, consultadoria, ação cultural e educativa e é cooperadora da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, onde coordena o projeto de ação climática e valorização territorial “Rio Arade: Percurso das Fontes Boião-Azilheira” (c. Silves, Algarve).

A conferência vai ser transmitida no canal https://bit.ly/YoutubeCMFaro.

Com os votos do maior sucesso para esta iniciativa.

A.A.B.M.

Sem comentários: