terça-feira, 7 de novembro de 2023

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MANUAIS ESCOLARES. PERSPETIVAS HISTÓRICAS NACIONAIS E GLOBAIS


 Realiza-se entre 8, 9 e 10 de Novembro de 2023, em Coimbra, a I Conferência Internacional Manuais Escolares. Perspetivas Históricas Nacionais e Globais, cujo site pode ser consultado AQUI.

Ao longo de três dias vai analisar-se, interpretar e interrogar o papel dos manuais escolares com várias perspetivas. Contando com uma extensa lista de participantes e interessados nesta temática, alguns provenientes de outros países e refletindo sobre os aspetos positivos, negativos, as omissões, os erros e as análises que todos eles proporcionam a quem reflete sobre o tema.

A Comissão Científica da conferência é composta por:

Alexandre Franco de Sá

Ana Isabel Ribeiro

António Gomes Ferreira

Clara Isabel Serrano

Luís Mota

Sérgio Neto

Estes três dias podem também funcionar como ação de formação para docentes, com um total de 18 horas de formação ao longo dos três dias, ou seis horas, num dos dias da conferência, bastando fazer a inscrição, podendo participar Educadores de Infância, Professores do ensino básico, secundário e de Educação Especial, tendo como formadores para esta acção Clara Melo Serrano e Sérgio Neto.

Pode ler-se na nota inscrita no Centro de Formação Minerva:

"RAZÕES

Suporte de um conjunto de saberes considerado de necessária apreensão pelos mais jovens, por parte do poder político e da sociedade civil, os manuais escolares são um dos objetos mais identificáveis e definidores do processo de ensino-aprendizagem (Sherman et al., 2016; Hadar, 2017). Veja-se que, mesmo perante as mutações tecnológicas que constituem as primícias do nosso tempo, e até durante os momentos mais pedagogicamente complexos da pandemia, este meio se manteve como referência do ensino. Com efeito, acompanhando o curso histórico dos regimes políticos, as suas transformações económicas e sociais, assim como as visões culturais e mentais, sob um pano de fundo quase sempre marcado pelas ideologias dominantes, os manuais têm formado e procurado reform(ul)ar. Importa, pois, ter presente que, desde há muito, que o manual se constituiu como objeto de estudo. Nos últimos anos verificou-se mesmo uma multiplicação das análises levadas a cabo, tendo-se assistido a uma proliferação de estudos que põem a tónica em abordagens comparativas nacionais e transnacionais, que observam as representações sociais (mulher, homem, criança, sociedade, o Outro, etc.) e a construção de identidades múltiplas (sociais, políticas, culturais). Os manuais, nomeadamente os das disciplinas de História e Geografia, são um meio de divulgação em série dos “discursos” e das “imagens” oficialmente aprovadas e, ao mesmo tempo, espelhos das controvérsias societais em torno de questões sensíveis (Klerides 2010; Macgilchrist 2015). Misturam e combinam miríades de fios discursivos, que os ligam a um ambiente social mais vasto (Binnenkade, 2015). Situados na fronteira entre política, história, pedagogia e didática, refletem exigências curriculares, assim como padrões científicos e pedagógicos. Respondem às exigências da sociedade e dos debates políticos (Christophe, 2019). Atualmente, organismos governamentais nacionais e internacionais, ONGs, e instituições académicas e pedagógicas, estão envolvidos em projetos que observam práticas de inculcação e de perpetuação da memória através destas lentes analíticas, não deixando de ter presente a questão do eurocentrismo e da necessária descolonização de alguns pontos de vista. Neste sentido, esta conferência pretende revisitar o tema dos manuais escolares, em estreita ligação com as suas visões do mundo, os seus autores e, evidentemente, os destinatários.

OBJETIVOS

São objetivos deste colóquio analisar e discutir: ▪ Manuais escolares – discurso, poder e produção; ▪ A publicação de manuais – desafios, regulação e mercado; ▪ Os manuais escolares – práticas inovadoras e literacia digital; ▪ Os manuais escolares e a(s) problemática(s) da(s) identidade(s) e da Alteridade(s); ▪ Os manuais escolares – eurocentrismo, nacionalismo e racismo; ▪ Os manuais escolares perante e sob as ditaduras; ▪ Os manuais escolares em democracia e a análise da democracia nos manuais escolares; ▪ Os manuais escolares e o património local; ▪ Os manuais escolares – guerra, violência e educação para a paz; ▪ Os manuais escolares e os lugares de (des)memória; ▪ Os manuais escolares – questão e temas religiosos."


Vejamos agora do programa da conferência:






(Clicar nas imagens para aumentar)
O programa da conferência pode ser consultado/descarregado AQUI.
O livro de resumos pode ser descarregado AQUI
Com os votos do maior sucesso para esta iniciativa e para os envolvidos.

A.A.B.M.

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