domingo, 25 de fevereiro de 2007
TEÓFILO BRAGA
Ontem, dia 24 de Fevereiro, assinalou-se o aniversário de nascimento de Joaquim Teófilo Fernandes Braga. No ano de 1843, em Ponta Delgada, nascia o filho de Joaquim Manuel Fernandes Braga (1804-1870) e de Maria José da Câmara Albuquerque (fal. 1846). No arquipélago açoriano inicia o seu percurso pelas letras colaborando com alguns jornais regionais e publica a sua primeira obra poética, Folhas Verdes (1859). No ano seguinte deixa os Açores e vem estudar para a Universidade de Coimbra onde permanece entre 1862 e 1867, envolvendo-se na famosa Questão Coimbrã.
Ao longo do tempo, torna-se uma das figuras da cultura portuguesa mais respeitadas, publicando inúmeras obras e influencia grande parte do pensamento político em Portugal na segunda metade do século XIX até inícios do século XX. Foi professor no Curso Superior de Letras e
Podem consultar-se úteis biografias desta personalidade aqui ou aqui ou aqui.
Como político aderiu desde muito cedo aos ideais positivistas e republicanos. Em 1878 apresentou-se como candidato a deputado pelos republicanos federalistas, mais tarde integrou o Directório do partido, sendo escolhido como presidente do Governo Provisório da República em 5 de Outubro de 1910.
Faleceu em Lisboa 28 de Janeiro de 1924.
Em jeito de curiosidade, a crer no que foi publicado, Teófilo Braga concedeu a sua última entrevista a Julião Quintinha, que o mesmo reproduz na sua obra Imagens de Actualidade, Editor Nunes de Carvalho, Lisboa, 1933, p. 57-71.
Alguns estudos interessantes sobre Teófilo Braga disponíveis na net:
- Barbosa, Luísa Maria Gonçalves Teixeira, O Brasil e o Movimento Republicano Português, 1880-1910
- Luz, José Luís Brandão da, A Positividade das Ciências Sociais em Teófilo Braga
- Matos, Sérgio Campos, História e identidade nacional.A formação de Portugal na historiografia contemporânea
Podem ainda indicar-se estudos fundamentais de:
- Carreiro, José Bruno, Vida de Teófilo Braga. Resumo Cronológico, Coimbra, 1955.
- Cidade, Hernani, Doutor Teófilo Braga. As directrizes da sua obra de História Literária, Lisboa, 1935.
- Homem, Amadeu Carvalho, A Ideia Republicana em Portugal. O Contributo de Teófilo Braga, col. Minerva História, Livraria Minerva, Coimbra, 1989.
- Pimenta, Alfredo, Teófilo Braga, V.N. Famalicão, 1943.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário