quinta-feira, 10 de maio de 2007

JORNAL "A LOCOMOTIVA" [1883-1884]



A Locomotiva

Este jornal, trisemanário, que se começou a publicar em Aveiro, em 15 de Maio de 1883, era propriedade de Carlos Faria, que também o dirigia e contava com um naipe de colaboradores assinalável, onde pontificavam como correspondentes literários: Gervásio Lobato (Lisboa), Luís Magalhães (Porto) e Alexandre da Conceição (Coimbra). Colaboravam: Agostinho Pinheiro, Albano Coutinho, Alfredo Vieira, Alves da Veiga, António Cândido Ribeiro da Costa, António Feijó, A.F. Araújo e Silva, Augusto Fuschini, Augusto Rocha, Camilo Castelo Branco, Carlos Lobo d´Avila, Conde de Samodães, Francisco Caldeira, Francisco Regala, J. Honorato Regala, Jaime de Magalhães Lima, Jaime Victor, Joaquim de Vasconcelos, Lourenço de Almeida e Medeiros, Luís Guimarães, Marques Gomes, Mello Freitas, Monteiro Ramalho, Oliveira Martins, A. Pequito, Sebastião de Magalhães Lima, Teixeira de Queirós, Tomás Ribeiro, Visconde de Benalcanfor e Visconde de Ouguela.

Esta publicação que era um órgão dos empregados do Caminho de Ferro Portugueses, mas com uma feição muito próxima do Partido Republicano, que se pode observar pelo conjunto dos colaboradores.

Segundo os dados existentes na BN, publicaram-se 100 números até ao seu desaparecimento em 1 de Janeiro de 1884.

Curiosamente, quem quisesse consultar este periódico nesta instituição viria a sua pesquisa bastante dificultada, pois as duas colecções do jornal que são referenciadas encontravam-se estragadas. Agora a situação pode ser ultrapassada com a consulta online do mesmo aqui.

A.A.B.M.

Sem comentários: