terça-feira, 22 de maio de 2007

TRIGUEIROS DE MARTEL [? - 1888]


Trigueiros de Martel (N-?; F. 1888)

Uma das personalidades ainda muito pouco conhecidas na História do Partido Republicano em Portugal.

Sabemos que pertenceu à geração de Teixeira de Queirós, Anselmo Xavier e Augusto Rocha, enquanto estudante de Coimbra, nos finais dos anos 60 do século XIX,tendo frequentado o curso de Direito.

Foi um dos fundadores do jornal O Século em 1880, fazendo parte da sociedade que geria o periódico, juntamente com Sebastião de Magalhães Lima , Leão de Oliveira, Teixeira de Queirós e Anselmo Xavier.
Diz, Homem Cristo, nas Notas da Minha Vida e do Meu Tempo, vol III, p. 7: "O melhor de todos era Trigueiros de Martel. De origem nobre, creio eu, em todo o caso de uma família da alta burguesia, esse homem era sinceramente democrata. Se não erro agora, formara-se em direito e havia sido condiscípulo de Anselmo Xavier e Magalhães Lima em Coimbra. Vivendo em Paris, ali casara com uma francesa muito bonita. Vi-a em Lisboa, em casa de Trigueiros de Martel, Rua D. Pedro V. A francesa que não casara com ele por amor, mas por interesse - fisicamente, Trigueiros de Martel era uma fraca figura - empandeirou-o em pouco tempo, regressando alegre a Paris com um bom pecúlio ..."

Colaborou na Galeria Republicana, revista mensal republicana, que se publicou em Lisboa tendo a seguinte ficha técnica:
Editor e Proprietário: João José Batista
Director: Magalhães Lima
Colaboradores: Augusto Rocha, Alexandre da Conceição, Alves da Veiga, António Furtado, Anselmo Xavier, B. Machado, Costa Goodophim, Gomes Leal, G. Benevides, José J. Nunes, J.M. Latino Coelho, Reis Dâmaso, Rodrigues de Freitas, Silva Graça, Silva Lisboa, Teixeira Bastos, Teófilo Braga, Trigueiros de MartelFotografias de António Maria Serra.

Amigo e companheiro de viagens de Magalhães Lima acompanhou-o na visita a Espanha logo no início da década de 70 do século XIX.
Pertenceu ainda como membro dos primeiros Directórios do Partido Republicano.

Publicou:

- A República em Portugal,Typ. Nacional,Lisboa,1886.
- À Borda do Mar,
- A Crise Francesa

A.A.B.M.

Sem comentários: