terça-feira, 6 de novembro de 2007

UM ANO DEPOIS...


Este nosso modesto espaço assinalou hoje o seu primeiro ano de existência. Foi um ano de surpresas, de trabalho, de pesquisa e de divulgação de alguns aspectos e figuras da nossa História recente.

Durante este ano divulgamos acontecimentos, assinalamos efemérides, elaboramos biografias, dedicamos algum do nosso escasso tempo para estudar e conhecer um pouco mais melhor dados e factos já caídos no esquecimento. Defendemos a manutenção e a revitalização do papel da nossa memória histórica, em particular, dos episódios ligados à implantação da República. Como dissemos no nosso editorial e mantemos, "o Almanaque Republicano é um álbum onde se vai perfilar uma geração sonhadora, generosa e messiânica, que é afinal o nosso costumado fadário, o nosso "eterno retorno", foi isso que nos comprometemos e procuramos cumprir ao longo de um ano.

Recebemos e continuamos a receber alguns estímulos pelo trabalho empreendido. Será trabalho inglório dirão muitos, mas é um trabalho feito por quem gosta da nossa História, dos nossos momentos de glória, mas também dos momentos de profundo desalento. Não estamos desanimados, porque no início não tinhamos grandes expectativas sobre a visibilidade desta temática. Não tocamos, em regra, assuntos no nosso quotidiano político ou sobre a notícia efémera que marca os nossos noticiários. Procuramos descobrir aquelas notícias que não são divulgadas pela imprensa ou pela televisão, mas não deixamos de estar atentos e intervir sempre que um assunto nos mereça mais cuidado. Vamos tentar manter a linha que traçamos com coerência, procurando aprofundar ou aprender novas temáticas e descobrir mais figuras.

Propomo-nos continuar a divulgar a História que se vai fazendo. Temos critérios que procuramos respeitar e que desejamos manter. Divulgaremos a bibliografia de História que vai aparecendo, em particular a que tem ligação com o assunto que escolhemos tratar, bem como as iniciativas que vão acontecendo um pouco pelo País, para mostrar a riqueza da nossa história e da importância de ela ser conhecida por todos. Por outro lado, vamos continuar a divulgar biografias de personalidades, escritores, jornalistas, poetas e políticos que estiveram na origem da implantação da República; continuar a divulgar efemérides; elaborar a listagem da imprensa republicana nos diferentes distritos; entre outros assuntos.

Aos 18880 leitores que visitaram o nosso sítio e pesquisaram 26918 páginas, aos 156 blogues que durante este ano nos linkaram, aos nossos cerca de 50 visitantes assíduos e aos nossos comentadores habituais o nosso bem haja.

Esperamos continuar por aqui, acompanhando o processo que conduziu à implantação da República em 1910, procurando divulgar e participar nas Comemorações do Centenário da Implantação da República.

Viva a República!
Viva Portugal!

A.A.B.M.
J.M.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cordiais saudações num apertado abraço do
Manuel Machado Sá Marques