Folhetos e obras sobre a República na In-Libris
A In-Libris (Porto) apresenta no Catálogo do mês de Março, obras de Fernão Botto Machado e um conjunto de folhetos curiosos e raros sobre a República e o Estado Novo.
Registe-se o Manifesto Político do Centro Republicano do Porto [Porto, Sala das Sessões do Centro Eleitoral Republicano, 1 de dezembro de 1876], com as assinaturas impressas de Manoel Francisco Pereira de Sousa, José Joaquim Rodrigues de Freitas, Eduardo Augusto Falcão, José Jeronymo de Faria, Augusto Manoel Alves da Veiga, Augusto Luso da Silva, Tito Jorge de Carvalho Malta; uma 1 folha avulsa impressa "antes de 5 de Outubro de 1910", intitulada "Conjuras Reacionarias", com carta do Conde de Tovar e outra de José d’Azevedo Castelo Branco; rara folha volante de 5 de Outubro de 1910 da Liga da Mocidade Republicana do Norte, "Viva a República! 5 de Outubro de 1910! Saudámo-vos!"; o (raro) "manifesto oposicionista sobre as eleições distritais do Porto realizadas em 5 de Novembro de 1916 e paroquiais de 12 do mesmo mês e ano" da Federação Municipal Socialista do Porto [Typ. a vapor da Casa do Povo] intitulado "Ao Eleitorado Portuense! As Forças do Trabalho Submetidas a uma Prova de Consciência"; a "folha avulsa impressa em Vila Nova de Gaia, com três colunas em cada uma das duas páginas, tendo dois terços da primeira em prosa e o resto da folha, em versos populares relatando o que se passou desde a revolução de 5 de Dezembro de 1917, até à de 13 de Fevereiro de 1919" - "Os Crimes da Quadrilha Sidonista" - por Valentim Rodrigues Barroca [Vila Nova de Gaia. 23-2-1919]; uma folha avulsa "Carta ao Snr. Cardeal Patriarca, por José Manuel de Deus [Povo de Penafiel, 24 de Janeiro de 1932]; uma cópia dactilografada denominada "Carta Aberta ao Senhor Presidente da Comissão Provincial da União Nacional" (s.d.), assinada por António Almeida Santos, Carlos Adrião Rodrigues, Henrique Vasco Soares de Melo e José Santa Rita; a "Carta do Senhor Bispo do Porto, D. António ao Presidente do Conselho (No rescaldo da Campanha Eleitoral de 1958)" dirigida a Oliveira Salazar; uma folha-circular de Norton de Matos sobre as eleições presidenciais, com o título "À Nação" [Lisboa, Julho de 1948]; o documento policopiado, com diversas assinaturas, "Programa para a Democratização da República" [31 de Janeiro de 1961]; 2 cartas policopiadas de Cunha Leal [a Paulo Cunha e ao Dr. Castro Fernandes, ambas de 1965] a propósito da campanha eleitoral à Presidência da República do General Norton de Matos.
A consultar on line.
Foto: reprodução d'A Administração da Dictadura Clerical-Militarista, entrevista concedida pelo professor Anselmo Vieira ao jornal A Pátria, do Rio de Janeiro [26 e 27 de Outubro de 1929], Typ. Alliança, Rio de Janeiro
J.M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário