quinta-feira, 10 de abril de 2008

A BATALHA DE LA LYS




Na obra de Assis Gonçalves, Na Ceplândia. Retalhos da Grande Guerra onde se relatam algumas vivências do autor na Batalha de La Lys. Diz-nos este autor:

Fui para junto dos meus soldados.
Às 11 h e meia [dia 9 de Abril de 1918] resolvi continuar a marcha.
Mandei formar e segui pela estarda que me fora indicada.
O que durante esta marcha ia observando, é impossível descrever-se:
O meu pensamento ia absorto e contemplativo na estética visão de um maravilhoso-horrível.

Para além, por trás dos bosques, subiam aos milhares os very-ligths, num cordão luminoso de variadas cores, ininterrupto e deslumbrante.
Era um novo front, onde tantas vidas se imolavam à luz trágica do mais soberbo arraial de guerra.

Não tem a arte humana tintas suficientemente coloridas ou expressões suficientemente claras para poder traduzir a mais pálida visão da realidade trágico-formosa desse quadro, onde brilhava a agonia, sorria o sacrifício e o maravilhoso brincava! ... Automóveis, camions enchem as estradas, correndo em todas a direcções, febris, nervosos, agitados, na ancia de salvar arquivos, material, bagagens, arrastando tudo, tudo, lá para traz, para longe!... [...]

Caminho pensativo, triste desolado, sentindo o peso inútil desta farda que me cobre, que me esmaga, que me oprime! ... Tinha-a lavado nesse dia, é certo, no sangue do sacrifício, mas isso não me parecia bastante, quisera ter morrido!
Salvara-me por acaso, vivia por um milagre, a sorte fora comigo, mas se houvera ficado no front, teria sido mais feliz. A vida é um fardo pesado cuja tara é o sofrimento. [...]


[Na fotografia, tropas portuguesas a preparar-se para participar na Grande Guerra de 1914-1918, no campo militar de Tancos.]

A.A.B.M.

Sem comentários: