quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A MAÇONARIA EM LOULÉ. LOULETANOS NA MAÇONARIA




Este é o tema de uma conferência a realizar hoje, quarta-feira, 15 de Outubro, pelas 18 h, na Alcaidaria do Castelo, em Loulé, pelo Prof. Doutor António Ventura.

Nesta conferência, depois de uma introdução sobre a Maçonaria em geral e a Maçonaria em Portugal, serão abordadas as estruturas maçónicas existentes em Loulé no século XX: o Triângulo n.º 65, instalado em 12 de Outubro de 1905, por decreto n.º 10 de 10 de Julho do mesmo ano, filial da Loja Pátria, de Coimbra. Este Triângulo transformou-se na Loja Estrela do Sul, n.º 265, instalada pelo decreto n.º 16, de 18 de Maio de 1906. Depois, o Triângulo n.º 274, instalado em 24 de Julho de 1928, por decreto n.º 15 de 18 de Julho do mesmo ano, admitido à regularidade no Grande Oriente Lusitano Unido por decreto n.º 16, de 31 de Julho de 1928. Em todos estes casos serão feitas considerações sobre os seus membros e história.

Refira-se que, para além destas estruturas maçónicas existentes em Loulé, muitos louletanos integraram oficinas maçónicas tanto em Portugal Continental como nas Colónias e até na emigração.


O enquadramento desta actividade pode ser consultado aqui.

Mais uma iniciativa do Município de Loulé, para dar a conhecer a todos os interessados nestas matérias um pouco do passado e dos envolvidos nas actividades desta sociedade, que contou entre os seus membros com figuras ilustres, mesmo no panorama político nacional como José Mendes Cabeçadas Júnior ou o ilustre advogado José Caetano de Amorim Benevides, entre muitos outros.

Uma inicitiva a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: