segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDES : PROPOSTAS PARA 2009


EFEMÉRIDES : PROPOSTAS PARA 2009

No ano em que avizinha o Centenário da República, o Almanaque Republicano propõe-se recordar e vasculhar nos baús da memória colectiva deste povo e avivar alguns momentos que têm progressivamente vindo a cair no esquecimento.

Quando há um século surgia a publicação do Manifesto Futurista de Marinetti, em Itália, e em Espanha se assistia ao fuzilamento de Francisco Ferrer, no nosso país, os republicanos, reunidos em Congresso em Setúbal, decidiram abandonar a luta pelo poder pela via eleitoral e enveredar pela via revolucionária. Entramos no ano da conspiração. A criação da comissão militar, essencialmente constituída por marinheiros, para preparar a revolta; a propaganda anticlerical, com grandes manifestações realizadas em Agosto e Dezembro; a intensificação da agitação operária e anarquista com greves, bombas e prisões; a realização do Congresso Nacional Operário; surgem novos escândalos na vida política portuguesa como o caso problema do açúcar na Madeira e a questão do Banco Predial; a instabilidade governativa era uma constante e o Partido Republicano assistia à morte de algumas figuras importantes como João Pais Pinto. Ainda nesse ano morre, António Augusto da Rocha Peixoto, antigo director da Biblioteca Publica do Porto e director da revista Portugália. Neste mesmo ano, nasceu também o ilustre escritor e activo membro do Partido Comunista, Joaquim Soeiro Pereira Gomes. Realiza-se também o Congresso Municipalista em Lisboa.

Por outro lado, a Maçonaria vivia também nesse ano momentos de convulsão com a expulsão do Grande Secretário-Geral do Grande Oriente Lusitano Unido, Fausto de Quadros; surgem novos triângulos e lojas maçónicas como a Loja Revolta, em Coimbra; parte para o Oriente Eterno, Francisco Gomes da Silva, grão-mestre interino do Grande Oriente Lusitano Unido.

Ao nível da imprensa suspende a publicação o jornal portuense Voz Pública sendo substituído pelo jornal A Pátria, dirigido pelo professor Duarte Leite. Iniciam também publicação, entre outros, os jornais A Lanterna, O Corticeiro, e o Almanach da Lucta começa também a ser editado.

Assinala-se ainda o cinquentenário da adesão de Portugal à EFTA, o ditador cubano Fulgêncio Baptista encontra asilo político na ilha da Madeira e D. António Ferreira Gomes inicia um período de exílio de dez anos; Humberto Delgado e Henrique Galvão passam a viver no exílio. Por sua vez, assiste-se ao fracasso da denominada de Revolta da Sé.

Esperamos a oportunidade para recordar estes acontecimentos e outros que neste pequeno texto não é possível mencionar e aproveitamos para desejar bons augúrios a todos os nossos ledores no novo ano que recentemente iniciámos.

Vídeo: Fotos do Blog (2006-08); Música: Mozart - Die Maurerfreude (Alegria dos Maçons) K471; Officina Almanaque Republicano, Janeiro 2009.

A.A.B.M.
J.M.M.

Sem comentários: