MENDONÇA CORTEZ/IMAGENS DE OLHÃO ANTIGO
No próximo dia 31 de Janeiro de 2009, próximo sábado, vai realizar-se na Sociedade Recreativa Olhanense uma conferência sobre a figura muitas vezes esquecida de João José de Mendonça Cortez, que irá ser recordado pelo investigador e apaixonado pela história da fotografia, Alexandre Ramires.
João José de Mendonça Cortez, hoje uma figura que quase só consta da toponímia local e que muitos desconhecem nasceu em Olhão em 9 de Janeiro de 1836, foi professor na Universidade de Coimbra, deputado, ministro e par do reino. Desenvolveu também uma intensa actividade como inventor e, no campo empresarial, foi director do Banco Lusitano tendo sido envolvido num escândalo que o conduziu ao exílio voluntário em Paris. Foi também durante algum tempo proprietário da Livraria Editora Bertrand.
Faleceu em Paris em 24 de Dezembro de 1912.
Será a partir de João José de Mendonça Cortez, sobretudo o inventor, que Alexandre Ramires abordará alguns aspectos da história da fotografia de e em Olhão. Esta conferência, com entrada livre, terá início pelas 15 horas.
Uma actividade a não perder.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário