quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


COMISSÃO NACIONAL PARA A COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

"A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República tem por missão preparar, organizar e coordenar as comemorações do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa …
Nesse sentido, além da presença das diversas instâncias de soberania e do envolvimento nas comemorações das Regiões Autónomas e das autarquias locais, bem como comunidades portuguesas no exterior, e outras instituições, importa criar condições para a mobilização e participação da sociedade portuguesa, especialmente as gerações mais jovens.
Uma das dimensões comemorativas será necessariamente virada para o conhecimento do ideário republicano, dos valores que legitimaram o novo regime e dos acontecimentos e protagonistas da sua história. Mas, como advertiu a Comissão de Projectos encarregada de definir o enquadramento das comemorações, há que evitar uma visão passadista, contrapondo-lhe uma preocupação prospectiva
” [ler AQUI]

A página da Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República está, desde já, online. Com notícias a consultar, eventos a propósito e de toda a utilidade, um curioso rol de efemérides periódicas que vai cobrindo todo este período, apresenta ainda o respectivo Programa das Comemorações, bem como os seus objectivos e linhas de acção. Vale, portanto, a sua consulta continuada, à medida que se avança para o ponto alto do Centenário.

Ler tudo, AQUI.

J.M.M.

3 comentários:

Anónimo disse...

A REPÚBLICA É UMA PROTISTUTA PORQUE SE SERVE DE TODOS, ENQUANTO A MONARQUIA É UMA SENHORA PORQUE SÓ SE CASA COM UM REI! ALIÁS O VOSSO SÍMBOLO DIZ TUDO!
VÃO COMEMORAR O QUÊ? TODA A PORCARIA QUE FIZERAM DURANTE 100 ANOS ATÉ CHEGARMOS A UM PORTUGAL SEM RUMO E SEM FUTURO?
ABAIXO A REPÚBLICA!
VIVA A MONARQUIA!

Anónimo disse...

A quem serve a republica?
Resposta simples e mais do que comprovada,serve apenas aos partidocratas que dela se servem para seu proveito próprio e arranjar"tacho"para os seus familiares e amigos.Um regime que teve como acto fundador um duplo homicidio terrorista,não mereçe crédito nem pode servir a ninguem a não ser a quem o cometeu e aos seus herdeiros ideologicos.
A ideia subjacente á implantaçao da republica em Portugal foi como disse Afonso Costa,um dos caudilhos da relespublica,numa frase celebre dita no dia 5 de Outubro de 1910"ELES JÁ COMERAM MUITO AGORA É A NOSSA VEZ".este sim é o verdadeiro motivo que move os republicanos desde ha cem anos até aos nossos dias.

editor69 disse...

Continuam todos a mamar na teta...agora já descaída pois centenária...
por isso ela se mantém...
dá de mamar a muito bacorinho!