segunda-feira, 2 de novembro de 2009
CONGRESSO REPRESENTAÇÕES DA REPÚBLICA
Congresso Representações da República - 22 a 24 de Abril de 2010
"A ideia de república atravessou os séculos como expressão idealizada de governo, de cidadania e de primado do interesse público.
Em momentos diferentes, a ideia materializou-se em instituições e realizações históricas que proporcionaram trilhos de memória poderosos e inspiradores.
Nos tempos contemporâneos, o ideário republicano impôs-se como a perspectiva que possibilitaria efectivar as promessas e a virtualidade da nova ordem constitucional e democrática.
Hoje, a igualdade entre cidadãos, o sufrágio universal, a participação cívica, o aprofundamento das liberdades e dos direitos são valores fundadores das instituições e bens políticos celebrados.
As representações da república, como idealização da ordem política desejável e como realidades históricas, justificam, pois, a formulação de algumas grandes questões:
•De que falamos quando falamos de república?
•Quais as repúblicas da república?
•O projecto republicano mantém-se actual e promissor?
Estas são as questões que justificam o Congresso Representações da República.
O seu objectivo consiste, pois, na análise conceptual e histórica, institucional e simbólica, política e literária, à luz de diferentes abordagens pertinentes, das representações da república.
Mais do que retomar a Primeira República, volvido um século sobre a sua implantação, pretende-se revisitar as concepções da república, proporcionar a possibilidade de repensar o passado e o presente da cidadania e do governo comum da coisa pública"
ver tudo AQUI.
via Facebook (J.L.L.) - ver Almanaque Republicano no Facebook.
J.M.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário