sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


200 ANOS DE DARWIN

A Doutora Ana Leonor Pereira vai realizar no próximo dia 3 de Março, nas instalações do CEIS 20, em Coimbra, mais uma conferência sobre Charles Darwin.

Esta actividade que se integra na comemoração dos 200 anos do nascimento do cientista inglês, insere-se num vasto programa de comemorações realizado em Portugal.

Uma actividade a não perder.

A.A.B.M.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


A OFFICINA. SEMANÁRIO DA CLASSE OPERÁRIA

O Partido Socialista nasce a 10 de Janeiro de 1875, através de José Fontana [aliás Giuseppe Silo Domenico Fontana, nascido na Suiça em 1840, tendo-se fixado em Portugal (1865), onde morre em 1876]. Este antigo funcionário da Livraria Bertrand, depois sócio-gerente, participa nas Conferências do Casino, fez parte do Centro Promotor dos Melhoramentos das Classes Laboriosas, foi membro da AIT, funda a Associação Fraternidade Operária [n. 14 de Janeiro de 1872], colabora em inúmeros periódicos ["Pensamento Social", "Federação", "Protesto"] e, indirectamente, intervém na disputa travada no famoso Congresso de Haia de 1872 [via Paul Lafargue, genro de K. Marx, que antes esteve em Portugal a capitalizar apoios] entre a corrente em torno de Karl Marx e o grupo representado por Miguel Bakunine (que é expulso do Congresso).

Curiosamente foi maçon [cf. Borges Grainha, Historia da Franco-Maçonaria em Portugal, 1913, onde é dito que a Loja a que Fontana era obreiro se situava "atrás do Teatro de D. Maria" e cujo "venerável era Silveira da Mota"]. Possivelmente (?) foi iniciado na Loja "Futuro" [o venerável era Silveira da Mota, n.s. Paulo], loja que apoia a cisão que dá origem à Confederação Maçónica Progressista de Portugal.

Os estatutos do jovem Partido Socialista foram "elaborados por Nobre França" [cf. César Oliveira, O Socialismo em Portugal. 1850-1900, Afrontamento, 1973, p. 154]. Fizeram parte da sua direcção, além de José Fontana e Nobre França, Antero de Quental, Azedo Gneco e Tedeschi. De notar que o Centro Operário de Coimbra é fundado a 20 de Outubro de 1881 e a Federação Socialista do Centro, com sede em Coimbra, em 1885.

A Officina. Semanário da Classe Operária [nº1 (1 de Janeiro 1883) a nº ? (1 de Fevereiro de 1891)]. Editado por António Augusto dos Santos; direcção de Pedro Cardoso; colaborador, Heliodoro Salgado. Era o órgão do Centro Socialista de Coimbra. Foi suspenso pelas autoridades [cf. Victor de Sá, Roteiro da Imprensa Operária e Sindical, p. 71], passando a ser (após a Revolta do 31 de Janeiro de 1891) um periódico republicano, com o título "Alarme" [nº1, 4 de Junho de 1891; adm. António Augusto dos Santos; ed. Pedro Cardoso; 70 ns].

J.M.M.

domingo, 22 de fevereiro de 2009


IMPRENSA REPUBLICANA NO DISTRITO DA GUARDA (Parte I)

Retomando este espaço de divulgação dos periódicos republicanos que existiram em Portugal, antes da implantação da República, como já está feito para os Distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora e Faro, embrenhamo-nos na descoberta dos jornais que existiram no distrito da Guarda. Porque não conhecemos bem a realidade histórico-política da região, partimos das referências obtidas em Jesué Pinharanda Gomes, na sua obra Subsídios para a Bibliografia do Distrito da Guarda (1970), onde se referenciam os jornais que existiram no distrito. Porém, foi necessário verificar as múltiplas referências, pois não traziam dados significativos que nos permitissem distinguir os periódicos que eram republicanos ou os que seguiam as tendências monárquicas. Assim, detectamos, no parco tempo que temos disponível para estas actividades, alguns periódicos de propaganda republicana. Porém, agradecemos contactos e colaborações e contributos com novos dados, pois não conseguimos ter acesso directo a todos os jornais. Assim, conseguimos localizar os seguintes:

Gouveia
1 – A Solidariedade,
Semanário republicano e socialista
Publicou-se entre 28 de Abril de 1907 e 1917.
Proprietário: Armando Rebelo
Director: Armando Rebelo
Colaboradores: Fernão do Amaral Boto Machado, Alexandre Barbas, entre outros
Nota: Este semanário chegou a ser suspenso pela lei de imprensa criada pelo Governo de Ditadura de João Franco.

Guarda
2 – O Combate
Lema: Pela Justiça. Pela Verdade. Pela Equidade
Semanário Republicano
Proprietário: José Augusto de Castro
Director: José Augusto de Castro
Editor: José Serena
Tipografia: Tipografia Democrática – Coimbra
Páginas: 4 pág.
Colunas: 5
Surgiu em 06-10-1904.
Terminou publicação em 01-11-1931.
Rubricas regulares: “Ecos do Parlamento”, “A Real Pobreza”, “O Que Urge Fazer”, “Pela Cidade”, “Cartas de Longe”, “Movimento Republicano”, inseria ainda muitas notícias e publicava artigos de cariz antijesuítico, entre outras.
Colaboradores: Teófilo Braga, Lino Marques, Alexandre de Barros, Christiano de Carvalho, Ladislau Patrício, Filinto Maia, César do Inso, Tomás da Fonseca, Fernão Boto Machado, Rentes Marcial [pseud. ???], Alves Miranda, Alfredo Pimenta, Heliodoro Salgado, Sebastião de Magalhães Lima, França Borges, José de Arriaga, Angelina Vidal, José de Castro, Guerra Junqueiro, Maria Veleda, Alves Osório, etc.

Sobre este jornal encontram-se as seguintes referências na internet:
José Luís Lima Garcia, Os Média escritos e a educação para a cidadania
- Regina Gouveia, A interacção entre o Universo Político e o Campo da Comunicação: A imprensa e as elites beirãs (1900-1930)

3 – O Povo Português
Sub-título: Folha Republicana da Beira Baixa
Iniciou publicação em 01-01-1882 e terminou em 29-10-1884.
Semanário Republicano
Director: José de Castro
Tipografia: Typographia do “Districto da Guarda” – Situada junto à Torre dos Ferreiros
Páginas : 4 pág.
Colunas: 5
Rubricas habituais: "Guarda", "Folhetim", "Cartas de Lisboa", "Bibliografia", "Notícias Diversas", etc.
Colaboradores: José de Castro, Bulhão Pato, Samuel [???], e muitos outros sob pseudónimo hoje muito difícil de decifrar.

[em continuação]
A.A.B.M.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


LANÇAMENTO DA REVISTA VISÃO HISTÓRIA

Amanhã, dia 19 de Fevereiro de 2009, vai ser apresentado um novo número da revista Visão História, numa parceria com o Museu da Presidência da República. A apresentação irá decorrer pelas nas instalações do Museu da Presidência da República(Palácio de Belém, Praça de Afonso de Albuquerque, Lisboa), pelas 19 horas.

Este número é inteiramente dedicado ao OUTRO LADO DA PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NA I GUERRA MUNDIAL, durante a apresentação contam-se com intervenções de Diogo Gaspar, director do Museu, Cláudia Lobo, directora da revista “Visão História”, e Elsa Santos Alípio, investigadora do Museu da Presidência da República, vão dar a conhecer, na sessão de lançamento, alguns aspectos menos conhecidos sobre a participação portuguesa na I Guerra Mundial.

Esta publicação serve também para divulgar as actividades que

O Museu da Presidência da República está a preparar um conjunto de iniciativas que evocam a I Guerra Mundial. Uma grande exposição temporária, um ciclo de cinema, concertos e um conjunto de publicações são algumas das actividades que se encontram em preparação e que vão desenrolar-se ao longo do ano.

Durante décadas conhecido por “Grande Guerra”, o conflito sangrento que ocorreu entre 1914 e 1918 semeou o luto em muitas famílias portuguesas, mas é agora praticamente ignorado pelas novas gerações, apesar do sacrifício dos mais de 50 mil compatriotas mobilizados para as trincheiras no Norte de França e das sete mil vítimas que provocou.


Uma interessante iniciativa que o Almanaque Republicano divulga junto dos seus ledores e recomenda a todos os interessados.

A.A.B.M.

COMISSÃO NACIONAL PARA A COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

"A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República tem por missão preparar, organizar e coordenar as comemorações do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa …
Nesse sentido, além da presença das diversas instâncias de soberania e do envolvimento nas comemorações das Regiões Autónomas e das autarquias locais, bem como comunidades portuguesas no exterior, e outras instituições, importa criar condições para a mobilização e participação da sociedade portuguesa, especialmente as gerações mais jovens.
Uma das dimensões comemorativas será necessariamente virada para o conhecimento do ideário republicano, dos valores que legitimaram o novo regime e dos acontecimentos e protagonistas da sua história. Mas, como advertiu a Comissão de Projectos encarregada de definir o enquadramento das comemorações, há que evitar uma visão passadista, contrapondo-lhe uma preocupação prospectiva
” [ler AQUI]

A página da Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República está, desde já, online. Com notícias a consultar, eventos a propósito e de toda a utilidade, um curioso rol de efemérides periódicas que vai cobrindo todo este período, apresenta ainda o respectivo Programa das Comemorações, bem como os seus objectivos e linhas de acção. Vale, portanto, a sua consulta continuada, à medida que se avança para o ponto alto do Centenário.

Ler tudo, AQUI.

J.M.M.

O ANO DE 1909

A Biblioteca Nacional de Portugal iniciou na passada segunda-feira uma exposição evocativa do ano de 1909 que pode ser visitada até 9 de Maio de 2009.

A coordenação da mostra coube a Manuela Rego e a apresentação do catálogo que acompanha a exposição ficou a cargo do Prof. Dr. Amadeu Carvalho Homem.

Segundo é referido no texto de apresentação:

Depois do regicídio de 1908, que prenunciou a queda da monarquia, a «Acalmação», que D. Manuel II pretendera aplicar, ficou longe de fazer face à instabilidade política endémica no final do regime, encabeçado por um monarca jovem e inexperiente, sob a tutela da rainha viúva D. Amélia, e que conheceu quatro governos ao longo do ano de 1909. Perante o estado de verdadeira crise, o próprio Bernardino Machado, representante de uma ala até então moderada e contemporizadora do republicanismo, reconhecia que «os erros passados e actuais da monarquia tornavam inevitável a eclosão de manifestações revolucionárias», como assinala Amadeu Carvalho Homem na introdução ao catálogo. 1909 tornou-se no ano da Carbonária, «verdadeiro braço armado» da revolução republicana em gestação, sendo certo que o novo Directório do Partido Republicano, eleito a 25 de Abril, em que pontificavam José Relvas, Basílio Teles e Eusébio Leão, reflectiu a vitória da facção revolucionária

Uma actividade que se recomenda a todos os interessados pela temática da implantação da República em Portugal.

Aproveita-se também para recomendar uma visita ao espaço que o Prof. Amadeu Carvalho Homem (representante da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal desta cidade junto da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República) disponibiliza na blogosfera, onde tem publicado um conjunto interessante de textos sobre as origens do Movimento Republicano em Portugal, como o que começou AQUI, continuou AQUI, AQUI, AQUI e culminou AQUI.

A.A.B.M.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009



COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NO DISTRITO DE SETÚBAL

Tal como em Coimbra, também em Setúbal se constituiu uma Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República. Dessa Comissão fazem parte: Albérico Afonso, Helena Simões, Luísa Solla e Marta Alves (ESE/IPS), Alice Samara (IHC/FCSH), Daniel Pires (Centro de Estudos Bocageanos) e João Madeira (Centro de Actividades Pedagógicas Alda Guerreiro).

Um dos primeiros objectivos desta iniciativa é realçar o modo como se verificou a difusão do republicanismo e a implantação da República na cidade de Setúbal e nos concelhos que constituem hoje o distrito.

De facto, Setúbal à semelhança de outras cidades e vilas do distrito anteciparam a implantação da República e desempenharam um papel político fundamental na instauração do regime republicano, agindo logo a 4 de Outubro de 1910, como se a Revolução já estivesse em curso.

Na realidade, desde o último quartel do século XIX que o movimento republicano se vinha desenvolvendo nesta região desde os concelhos ribeirinhos do Tejo e do Sado até ao concelhos mais a sul, já em pleno Alentejo Litoral.

Do mesmo modo, também a escolha da cidade de Setúbal para a realização do Congresso Republicano em 23, 24 e 25 de Abril de 1909, que decidiu a via insurreccional para implantar a República, representa outro marco histórico que justifica ser devidamente evocado e valorizado por parte da cidade e do distrito.


O resto da notícia, bem como o programa das actividades previsto pode ser consultado AQUI

A.A.B.M

REPÚBLICA: PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO APRESENTADO QUARTA-FEIRA EM LISBOA

Amanhã vai ser apresentado no Palácio Foz, em Lisboa, o programa das Comemorações do Centenário da Implantação da República,
conforme se refere AQUI.

O programa das comemorações do Centenário da República, que visa valorizar "a ética e a cidadania republicana" através de iniciativas a nível nacional, é apresentado quarta-feira em Lisboa pela Comissão Nacional, liderada por Artur Santos Silva.

O programa das comemorações já foi aprovado em Conselho de Ministros e será apresentado quarta-feira numa iniciativa no Palácio Foz, Lisboa, que contará com a presença dos membros da Comissão Nacional, liderada por Artur Santos Silva, e da Comissão Consultiva.

"Valorizar a ética republicana e a cidadania republicana revisitadas hoje pensando no futuro" é o objectivo das comemorações, segundo já referiu Artur Santos Silva.

Evocar historicamente os acontecimentos de 1910 e honrar a memória dos que se entregaram à causa da República são os principais objectivos destas comemorações, segundo o decreto-lei aprovado em Janeiro de 2008, que criou a estrutura organizativa das comemorações


O resto da notícia pode ser lido AQUI

A.A.B.M.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


LEILÃO DE LIVROS

Amanhã e depois (17 e 18 de Fevereiro de 2009) a Leiloeira RENASCIMENTO vai realizar mais um dos seus leilões, onde encontramos um excelente catálogo, muito bem ilustrado com variadas capas de livros que pertenceram à Ex - Colecção Ernesto Vilhena e que integravam a Biblioteca Jorge de Brito - III Parte.

Neste catálogo, elaborado por Jose Vicente, encontramos algumas obras que interessam aos estudiosos e curiosos da bibliofilia e entre os 955 lotes em leilão destacamos algumas que têm a ver com a temática da queda da Monarquia ou a fase da 1ª República como:

- 097
CHAGAS, Álvaro Pinheiro. - O MOVIMENTO MONARCHICO. I -
O 28 de Janeiro e o 5 d' Outubro. II - "O Correio da Manhã.
Porto. Leitão & Cª. 1913. 2 Vols. In-8º Encs. em 1.
Pouco frequente. Encadernação em meia de pele. Capas de
brochura preservadas.

536
ALMANACH DO TRINTA. 1880. Primeiro anno de publicação.
Lisboa. Typographia Popular. 1879. In-8º peq. de 143 págs.
Cart.
Pouco frequente. Frontispício com pequenos defeitos.
Cartonagem original.

753
HISTORIA DA REPUBLICA. Editorial Século. Lisboa. S. data. In-
4º de 644, [8] págs. Enc.
Edição monumental, profusamente ilustrada a negro e a
cores no texto e em separado. Encadernação editorial em
tela. Bem conservada.

754
HISTÓRIA DE PORTUGAL. Edição monumental. Comemorativa
do 8º Centenário da Fundação da Nacionalidade. Profusamente
ilustrada e colaborada pelos mais eminentes historiadores e
artistas portugueses. Direcção literária de Damião Peres.
Direcção artística de Eleutério Cerdeira. Volume I (ao Volume VII
+ 2 Suplementos e Índices). Barcelos. Portucalense Editora.
MCMXXVIII (a MCMLIV). 10 Vols. In-8º Encs.
Colecção completa. Contém o volume de Franco Nogueira,
História de Portugal. 1933:1974. II Suplemento, publicado em
1981. Ilustrada no texto e em separado a negro e a cores.
Encadernações editoriais em inteiras de pele.

755
HISTÓRIA DE PORTUGAL. Direcção de José Mattoso. Primeiro
Volume (ao Volume Oitavo + Portugal. 20 Anos de
Democracia. Coordenação de António Reis). Lisboa. Circulo de
Leitores. 1992 (a 1994). 9 Vols. In-4º Encs.
Colaboração dos Drs. Raquel Soeiro de Brito, Carlos Fabião,
Santiago Macias, Cláudio Torres, etc. Profusamente ilustrados
a cores. Encadernações editoriais em sintético.

780
LIVRO PROHIBIDO. Profecias, farsas e sandices. Fialho
d'Almeida, Henrique de Vasconcellos e Manuel Penteado
escreveram. Celso Hermínio e Francisco Teixeira interpretaram.
Lisboa. 1904. In-8º de 141 págs. Enc.
Apreciado e raro. A capa de brochura e frontispício com
defeitos. Encadernação moderna em sintético.

796
MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇONICA. Traduzida do francez.
Com approvação do Sancto Padre Leão XIII, do Exmo. Cardeal
Patriarcha de Lisboa e do Exmo. Revmo. Snr. Arcebispo de
Mitylene. Coimbra. J. J. Reis Leitão. 1886. In-8º de 32 págs. Br.
1ª edição. Da Bibliotheca Popular da Ordem e da Sciencia
Catholica. Rara. Com falta da capa de brochura de trás e
manchas de humidade.

806
MARTINS, Rocha. - D.CARLOS. História do seu reinado. Lisboa.
Oficinas do "ABC". MCMXXVI. Fólio de [16], 603, [1] págs. Br,
Bela edição, ilustrada com centenas de gravuras no texto e
extra-texto, muitas a cores.

845
ORTIGÃO, Ramalho. - REI D. CARLOS O MARTYRISADO. Lisboa.
Typographia A Editora. 1908. In-4º de 20 págs. Br.
Ilustrada com o retrato do Rei D. Carlos. Publicada
primitivamente na Gazeta de Noticias do Rio de Janeiro.

890
RENOVAÇÃO. Revista Quinzenal de Arte, literatura e actualidades.
Ano I - Numero I. 2 de Julho de 1925 (ao No. 24. Ano
I. 15 de Junho de 1926). Lisboa. 1925/1926. 24 Nos. In-4º
Encs. em 1 Vol.
Colecção completa desta rara publicação. Encerra colaboração
de Ferreira de Castro, Mário Domingues, Rocha Martins,
Eduardo Frias, Ladislau Batalha, etc. Colaboração artística de
Stuart, Rocha Vieira, Norberto Nobre, etc. Encadernação em
meia de pele. Conserva as capas de brochura de todos os
números. Pequena mancha nos primeiros números e ligeiros
defeitos nas págs. 197 a 201.

902
SAMPAIO (BRUNO), José Pereira de. - A DICTADURA.
Subsídios moraes para seu juizo critico. Porto. Livraria
Chardron. 1909. In-8º de 293, [1] págs. Br.
Primeira edição. Pequena mancha na capa de brochura da
frente, anotação no frontispício e carimbo a óleo em algumas
folhas do texto.

903
SAMPAIO (BRUNO), José Pereira de. - PORTUGAL E A GUERRA
DAS NAÇÕES. Porto. Livraria Chardron. 1906. In-8º de 508,
[1] págs. Br.
Edição original. Pequena anotação no frontispício, pequeno
carimbo a óleo em algumas folhas e mancha na capa de
brochura da frente.

904
SAMPAIO (BRUNO), José Pereira de. - A QUESTÃO RELIGIOSA.
Porto. Livraria Chardron. 1907. In-8º de XXXII, 449, (1) págs. Br.
Edição apreciada. Pequena nota a tinta no frontispício e
carimbos a óleo em algumas páginas do texto.

929
UMA HORA DE JORNALISMO. Aspectos. Anecdotas e
Inconfidências da Vida Profissional. Lisboa. MCMXXXVIII. In-4º
de 221, [6] págs. Br.
Publicada pelo Sindicato dos Profissionais da Imprensa de
Lisboa. Encerra colaboração valiosa, de que destacamos:
Ferreira de Castro, Belo Redondo, Joaquim Manso, Norberto
de Araujo, Vitorino Nemésio, etc. Ilustrado com caricaturas de
alguns dos colaboradores.

O catálogo completo pode ser consultado AQUI.

A.A.B.M.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


HISTORIOGRAFIA PUBLICADA EM PORTUGAL EM 2008 (Parte II)

101 - DECLÍNIO E QUEDA DO IMPÉRIO HABSBURGO, Alan Sked , Lisboa, 2008

102 - FÁBRICA (A)-100 anos da CUF no Barreiro, António Camarão, António Sardinha Pereira e outros, Lisboa, 2008

103 - GENERAIS (OS) DO EXÉRCITO PORTUGUÊS-III Vol.-I Tomo,
Coord.Coronel Antº.José Pereira da Costa , Lisboa, 2008

104 - GRANDES ENIGMAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL-Vol.I-Da Pré História ao séc.XV, Coordenadores Miguel Sanches Baêna, e Paulo Alexandre Loução, Lisboa, 2008

104 - HISTÓRIA DA FRANC-MAÇONARIA, OU DOS PEDREIROS LIVRES (Ed. Fac-similada),Miguel António Dias , Organização de Manuel Gomes, Lisboa, 2008

105 - HISTÓRIA SOCIAL DO JAZZ-6ª edição revista e ilustrada,Eric J. Hobsbawm , São Paulo, 2008

106 - HOSPITAIS DE GAIA - Um Século de História, Anabela Amaral, António Ramalho de Almeida e outros, Porto, 2008

107 -ILHAS (AS) DAS ESPECIARIAS-Semana Santa na Indonésia,
António Homem Cardoso , Lourenço Almeida ,Parede, 2008

108 - LIMIANOS (OS) NA GRANDE GUERRA,Luis Dantas, 2008

109 -MONARQUIA (A) DO NORTE, VOL. II, Rocha Martins, Lisboa, 2008

110 -MONARQUIA LUSITANA - Vol.V, Frei Francisco Brandão , Introd. A. da Silva Rego, Lisboa, 2008

111 - MONARQUIA LUSITANA-TOMO IV, Frei António Brandão , Introd.de A.da Silva Rego, Lisboa, 2008

112 -MOUZINHO DE ALBUQUERQUE, António Mascarenhas Gaivão, Cruz Quebrada, 2008

113 -NERO, David Shotter, Lisboa, 2008

114 -NUNO ÁLVARES PEREIRA-O SANTO CONDESTÁVEL, José Carvalho, Lisboa, 2008

115 -QUESTÃO (A) COLONIAL NO PARLAMENTO-Vol.I (1821-1910), Pesquisa e selecção de Cláudia Alexandre, Lisboa, 2008

116 -RESENHA HISTÓRICO-MILITAR DAS CAMPANHAS DE ÁFRICA 1961-1974-V.8 T.1 L.1, Major do QEO José Adelino M. Teixeira Alves, Coord.Major-General Henrique António Nascimento Garcia , Lisboa, 2008

117 -INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - Dos Factores Externos à Dinâmica do Sistema Linguístico, Jaime Ferreira da Silva e Paulo Osório, Chamusca, 2008

118 -ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA (O) 2ª. ed. 1492 - A Viagem Épica do Português Salvador Fernandes Zarco mais Conhecido Pedro Laranjeira, Matosinhos , 2008

119 - CORRESPONDÊNCIA E TEXTOS DISPERSOS 1942-1979- Joaquim Paço d'Arcos , Selec. Org. e Notas por João Filipe Paço d'Arcos e outros, Lisboa, 2008

120 -CRUZEI-ME COM A HISTÓRIA - Um Testemunho Essencial para a História de Angola, Samuel Chiwale, Lisboa, 2008

121 -JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE 1899-1969 - Ciência e Política do Sobreiro e da Cortiça, Ignacio García Pereda, Lisboa, 2008

122 -SALAZAR E ALFREDO PIMENTA - Correspondência 1931-1950, Manuel Braga da Cruz (Org.), Lisboa, 2008

123 -ANTERO DE QUENTAL – Fotobiografia, Ana Maria Almeida Martins, Lisboa, 2008

124 - AR DA CIDADE (O) Ensaios de História Medieval e Moderna, Maria Ângela Beirante, Lisboa, 2008

125 - CAMPANHA DE MONTEVIDEU - A Ocupação Portuguesa do Uruguai 1816-1823, Silvino da Cruz Curado, Lisboa, 2008

126 - CATARINA DE BRAGANÇA (1638-1705), Joana Almeida Troni, Lisboa, 2008

127 -CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA POSTAL DO BAIXO ZAMBEZE - O Correio no Inhamissengo, na Conceição e no Chinde, Luís Brito Frazão, Porto, 2008

128 -CRISTÓVÃO COLON (COLOMBO) ERA PORTUGUÊS (4ª.ed.), Manuel Luciano da Silva, Sílvia Jorge da Silva, Lisboa, 2008

129 - D.PEDRO DE MENESES - O Primeiro Capitão de Ceuta, Nuno Silva Campos, Lisboa, 2008

130 -DEFESA DO ULTRAMAR (A) 1640-1668, Maria Paula Marçal Lourenço, Lisboa, 2008

131 -DIÁRIO DE BORDO NA ROTA DE VIEIRA - Pelos 400 Anos do Nascimento do Pe. António Vieira, 1608-1967, António de Abreu Freire, Lisboa, 2008

132 - ESQUERDA DEMOCRÁTICA E O FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA (A), António José Queirós , Lisboa, 2008

133 - FORA DE PORTAS - Memória e Reflexões, A.M. Galopim de Carvalho, Lisboa, 2008

134 -GUERRA DAS LARANJAS 1801, António Ventura, Lisboa, 2008

135 -HISTÓRIA DA GALIZA, Manuel Recuero Astray e , Baudilio Barreiro Mallón, Lisboa, 2008

136 - JOSÉ CAYOLLA - Um Aristocrata do Teatro, Jorge Ribeiro, Porto, 2008

137 - JOSÉ LEITE DE VASCONCELOS – Fotobiografia, Luís Raposo, Lívia Cristina Coito e outros, Lisboa, 2008

138 - JOSÉ LIMA: UM GRITO DE REVOLTA, Pedro Oliveira Pinto, Lisboa, 2008

139 - MADEIRA NA HISTÓRIA (A) Escritos sobre a Pré-Autonomia, Coordenação de João Abel de Freitas, António Loja e outros, Lisboa, 2008

140 - MAGNUM MIRACULUM EST HOMO - José Vitorino de Pina Martins e o Humanismo, Coordenação de Maria das G. Moreira de Sá, Isabel Almeida e outros, Lisboa, 2008

141 - MARIA DA FONTE E PATULEIA 1846-1847, Teresa Nunes, Lisboa, 2008

142 - PADRE ANTÓNIO VIEIRA - Educador, Estratega, Político, Missionário -
400 Anos do Nascimento (1608-1697)
, António de Abreu Freire, Lisboa, 2008

143 -PALAVRA DE VETERANO - Os Sobreviventes da Guerra de 1914-18, Max Arthur, Colares, 2008

144 - PRIMEIRA REVOLUÇÃO PORTUGUESA (A), Valentino Viegas, Lisboa , 2008

145 - PRINCESAS E INFANTAS DE PORTUGAL (1640-1736), Ana Cristina Duarte Pereira, Lisboa, 2008

146 - PRÍNCIPE D.AFONSO FILHO DE D.JOÃO II (O) Uma Vida Entre a Guerra e a Paz, Paulo Drumond Braga , Lisboa, 2008

147 - QUESTÃO COLONIAL NO PARLAMENTO (A), Vol. II: 1910-1926, Maria Cândida Proença, Lisboa, 2008

148 - RODRIGUES LOBO, OS VILA REAL E A ESTRATÉGIA DA DISSIMULATIO, VOLS. I E II, Selma Pousão-Smith, Lisboa, 2008

149 - RUA (A) Espaço, Tempo, Sociabilidade, Organizadores: Graça Índias Cordeiro, Frédéric Vidal e outros, Lisboa, 2008

150 - SAGRES - UMA VILA DO SÉC. XV - Percursos pela sua Historiografia Desde o Passado à Actualidade, José António Martins, Porto, 2008

[Nota: Na imagem acima temos a Sala da Biblioteca do Palácio do Marquês da Foz em 1901, retirada da revista Brasil-Portugal, disponível AQUI
[em continuação]

A.A.B.M.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


ALBUM DE COSTUMES PORTUGUEZES

"Cincoenta chromos, copias de aguarellas originaes de Alfredo Roque Gameiro, Columbano Bordallo Pinheiro, Condeixa, Malhôa, Manuel de Macedo, Raphael Bordallo Pinheiro e outros. Com artigos descriptivos de Fialho d’Almeida, Julio Cesar Machado, Manuel Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigão e Xavier da Cunha. Lisboa. David Corazzi - Editor. [Typ. Horas Romanticas. 1888]. In-4º gr. de IV-50 folhas de texto e igual número de estampas. E.

São interessantíssimas as 50 cromolitografias que representam costumes de todo o país. As páginas do texto são decoradas com artísticas molduras compostas de finas vinhetas impressas a várias cores. Luxuosa e esmerada publicação, impressa em bom papel. Alguns dos tipos apresentados são: "O Trapeiro de Lisboa"; "O Ferro-Velho"; "A Padeira de Avintes"; "A Peixeira de Lisboa"; "O Campino do Ribatejo"; "O Aguadeiro"; "A Varina da Murtosa"; "O Pastor Serrano"; "Moça de Lavoura"; "O Varino"; "A Banheira"; "A Vareira (Porto)"; "A Saloia"; "Camponesa de Vianna-do-Castelo”"; "Costume dos Suburbios de Braga"; entre tantos outros"

via CATÁLOGO de Fevereiro da Livraria IN-LIBRIS

J.M.M.

SESSÃO CULTURAL evocativa de Gago Coutinho

Auditório da Academia da Marinha - Lisboa

Oradores: Comdte António Silva Soares, Comdte José Malhão Pereira e Rui Costa Pinto - ver AQUI.

18 de Fevereiro de 2009 - pelas 17:30

J.M.M.

domingo, 8 de fevereiro de 2009


HISTORIOGRAFIA PUBLICADA EM PORTUGAL EM 2008 (Parte I)

Tivemos acesso a uma listagem de livros de História publicada no nosso País no ano passado. Pode não ser completa, nem está organizada como desejaríamos, porque muitas vezes as publicações locais têm muito pouca divulgação e não chegam aos centros de distribuição, porém julgamos ser um contributo interessante para quem gosta da temática histórica. Aqui fica a primeira parte ao dispor dos interessados


1 -ARQUITECTOS DA PAZ - A Diplomacia Portuguesa de 1640 a 1815 - Com Atlas, Biografias e Roteiro de Fontes, Ana Leal de Faria,Lisboa, 2008

2 -DE CHAVES A COPENHAGA - A Saga de um Combatente
António Pereira dos Santos e , Gil Manuel Morgado dos Santos e outros, Lisboa , 2008

3 -FUTURO E HISTÓRIA DA LUSOFONIA GLOBAL (Inclui DVD)
Org. por Miguel Jasmins Rodrigues , Jorge Braga Macedo e outros, Lisboa , 2008

4 -GUERRA CIVIL DE ESPANHA - Intervenção e não Intervenção Europeia (1936-1939), Luís Soares de Oliveira , Lisboa , 2008

5 -LISBOA, O FADO E OS FADISTAS (3ª. ed. Revista e Ampliada), Eduardo Sucena, Lisboa , 2008

6 -MONARQUIA LUSITANA, VOL. VI (Reimpressão da Ed. Fac-similada de 1980), Frei Francisco Brandão , Introdução de A. da Silva Rego e outros , Lisboa , 2008

7 -MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA (O), José da Felicidade Alves, Lisboa, 2008

7 -ORDENAÇÕES AFONSINAS (AS) Três Séculos de Direito Medieval (1211-1512), José Rodrigues , Sintra, 2008

8 -ORDENS E CONDECORAÇÕES PORTUGUESAS 1793-1824, Paulo Jorge Estrela, Lisboa, 2008

9 -PARA ALÉM DO COLÉGI0 MILITAR, UMA ASSOCIAÇÃO CENTENÁRIA, Rui Figueiredo Barros , Gonçalo Fuigueiredo de Barros , Lisboa, 2008

10 -UM GENERAL QUE CHEGA, UM PRÍNCIPE QUE PARTE, UM PAÍS QUE RESISTE -
Portugal 1807-1808 - Actas do X Curso de Verão
, Coord. José Adelino Maltez , Ana Catarina de Sousa e outros , Ericeira, 2008

11 -UNIFORMES PORTUGUESES NA GUERRA PENINSULAR (OS)
Pedro Soares Branco , Lisboa, 2008

12 -VERDADE MADEIRENSE E A GRANDE GUERRA (A)
Graça Fernandes , Coimbra , 2008

13 -REPRESENTAÇÃO PERANTE O TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO, VOLS. I E II, Padre António Vieira , Edição de Ana Paula Banza, Lisboa, 2008

14 -HISTÓRIA DA MÚSICA MILITAR PORTUGUESA, Pedro Marquês de Sousa, Lisboa, 2008

15 -HISTÓRIA DO SURF EM PORTUGAL - As Origens, Coordenação de João Moraes Rocha , Pedro Martins de Lima e outros, Lisboa, 2008

16 -ALGARVE - CASTELOS, CERCAS E FORTALEZAS - As Muralhas como Património Histórico, Natércia Magalhães , Gonçalo Couceiro e outros, Faro, 2008

17 -ANGOLA, OS BRANCOS E A INDEPENDÊNCIA, Fernando Tavares Pimenta, Porto, 2008

18 -ATERREM EM PORTUGAL! Aviadores e Aviões Beligerantes em Portugal na II Guerra Mundial, Carlos Guerreiro , Colares , 2008

19 -COMBOIOS EM PORTUGAL (OS) Vol. IV - Linha do Norte - Ramal de Tomar - Linha do Leste - Ramal de Cáceres, José Ribeiro da Silva e, Manuel Ribeiro , Lisboa, 2008

20 -CONTESTAÇÃO - De Como Portugal tem o Dever de Defender a sua Honra e a sua História, Isabel A. Ferreira , Lisboa, 2008

21 -D.JOÃO V E A SANTA SÉ - Os Retratos dos Reis Portugueses como
Instrumento da Diplomacia Joanina
, Carmen M. Radulet , Notas Genealógicas por António M.C.B. Assis Teixeira , Porto, 2008

22 -DICIONÁRIO DE AUTORES DA BEIRA-SERRA - Poetas - Ficcionistas -
Ensaístas - Historiadores - Teatrólogos - Musicólogos - Escultores
,
João Alves das Neves , Lisboa, 2008

23 -DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS (2ª. ed. Act. e Aumentada) Contém Glossários Português-Inglês e Inglês-Português,
Joaquim Alves Gaspar , Lisboa, 2008

24 -ESPUMA DO TEMPO (A) Memórias do Tempo de Vésperas
Adriano Moreira, Coimbra, 2008

25 -HISTÓRIA DOS PORTUGUESES NA ETIÓPIA (1490-1640)
Pedro Mota Curto, Porto, 2008

26 -HOMEM QUE MATOU SIDÓNIO PAES (O) A Empolgante História de José Júlio da Costa, Alberto Franco e , Paulo Barriga , Lisboa, 2008


27 -HOMENAGEM A FR. RAUL ROLO, OP E A FR. ANTÓNIO DO ROSÁRIO, OP - Actas da Sessão, Fr. Francisco Martins de Carvalho , Justino Mendes de Almeida e outros, Lisboa, 2008

28 -LUIGI PIRANDELLO E A RECEPÇÃO DA SUA OBRA EM PORTUGAL, Coord. Rita Marnoto , Coimbra, 2008

29 -MOCIDADE PORTUGUESA - Homens para Um Estado Novo
Joaquim Vieira , Lisboa, 2008

30 -NA TORA DAS ESPECIARIAS - Diário de uma Viagem a Flores, Bali, Java e Timor Lorosae, José Eduardo Agualusa , Desenhos de João Queiroz e outros, 2008

31 -PELAS LINHAS DA NOSTALGIA - Passeios a Pé nas Vias Férreas Abandonadas, Rui Cardoso e ,Mafalda César Machado, Porto, 2008

32 -PORTO DE AVEIRO: ENTRE A TERRA E O MAR, Inês Amorim, Aveiro , 2008

33 -PORTUGAL DO MINHO A TIMOR, Vasco Silvério Marques e , Aníbal Mesquita Borges , Lisboa, 2008

34 -TRATADO DOS OLHOS DE PEDRO HISPANO (O), A. Mark Smith e , Arnaldo Pinto Cardoso , Lisboa , 2008

35 - TRONO E AS LÁGRIMAS (O) 10 Histórias de Princesas que não Foram
Felizes para Sempre
, Eduardo Nobre , Lisboa, 2008

36 -VALE DE ABRAÃO UM LUGAR ANTROPOLÓGICO, Julia Serpa Pimentel, Lisboa, 2008

37 -VICE-REI DO NORTE - Memórias e Revelações
António Pires Veloso, Lisboa, 2008

38 -MISERICÓRDIA DE MONTEMOR-O-NOVO (A) História e Património, Coordenador: Jorge Fonseca , Augusto Moutinho Borges e outros, Montemor-o-Novo, 2008

39 -1509 - A BATALHA QUE MUDOU O DOMÍNIO DO COMERCIO GLOBAL
Jorge Nascimento Rodrigues e , Tessaleno Devezas, Vila N.Famalicão, 2008

40 -AMANTES DOS REIS DE PORTUGAL, Paula Lourenço , Ana Cristina Pereira e outros, Lisboa, 2008

41 -CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E NACIONALISMO - Portugal, Séculos XIX e XX, Sérgio Campos Matos , Lisboa, 2008

42 -D.JOÃO - PRÍNCIPE E REI NO BRASIL, Maria Beatriz Nizza da Silva , Lisboa, 2008

43 -DE LISBOA A CASCAIS - Rostos, Liberdade e Medicina
Luísa Villarinho, Lisboa, 2008

44 -DINASTIA AFONSINA - Uma Cronologia
Fernando de Castro Brandão , Lisboa, 2008

45 -EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS ARMAS NACIONAIS PORTUGUESAS
Armando Mattos , Organização de Manuel Gomes , Lisboa, 2008

44 -FORTALEZAS DO ESTADO PORTUGUÊS DA ÍNDIA - Arquitectura Militar na
Construção do Império de D.Manuel I
, André Teixeira , Lisboa, 2008

45 -GEORGE DE WASHINGTON A BUSH - A História dos 43 Presidentes 1789-2009,Rita Ibérico Nogueira e, Fernando Sobral , Lisboa, 2008

46 -HISTÓRIA DESATINADA DE PORTUGAL, Luís Mascarenhas Gaivão, Mem Martins , 2008

47 -JUDEUS, PORTUGAL E OS SENTIMENTOS, Cunha Simões , Alcanena, 2008

48 -LISBOA, SAÚDE E INOVAÇÃO - Do Renascimento aos Nossos Dias, Constantino Sakellarides, Manuel Valente Alves e outros, Lisboa, 2008

49 -LONGE É LUA - Memórias de Luanda - Angola,Rogéria Gillemans, Delft, 2008

50 -NA SOMBRA - Breve História das Sociedades Secretas, John Lawrence Reynolds , Matosinhos, 2008

51 -NEGÓCIOS VIGIADOS - Pela Primeira Vez, os Segredos das Relações entre
as Empresas e a Pide
, Filipe S. Fernandes e , Luís Villalobos, Cruz Quebrada, 2008

52 -PRIMEIRA REPÚBLICA - Em Datas e Ilustrada 1910-1926 - Um Período
Conturbado da História Lusíada
, Eurico Carlos Esteves Laje Cardoso , Lisboa, 2008

53 -SANTO ANTÓNIO DE LISBOA - Vida - Tradição - Prodígios,
José Manuel de Castro Pinto , Lisboa, 2008

54 -TRATADO DE TORDESILHAS (Reimpressão Fac-similada),Selecção de Texto Medina Celli , Organização de Manuel Gomes , Lisboa, 2008

55 -VER O PORTO - 25 Anos de Escrita sobre a Cidade,Helder Pacheco, Porto, 2008

56 -PEDROGÃO DE S. PEDRO - História, Tradição e Arte,
Helder Manuel Guerra Henriques, Lisboa, 2008

57 - ALGUMAS OBRAS DE ANDRÉ DE RESENDE VOL. II (1529-1551) In Honorem
Dr.Miguel Pinto de Meneses
- II - Fac-símile Edição, Int. e Estudo de Manuel Cadafaz de Matos , Lisboa, 2008

58 -ANA, A LÚCIDA (1831-1895) Biografia de Ana Plácido a Mulher Fatal de Camilo, Maria Amélia Campos , Lisboa, 2008

59 -AUTONOMIA DE ANGOLA (3ª. ed.), José Macedo, Lisboa, 2008

60 -BIOGRAFIA DE UM INSPECTOR DA PIDE - Fernando Gouveia e o Partido
Comunista Português
, Irene Flunser Pimentel , Lisboa, 2008

61 - CAMILO E ANA PLÁCIDO - Episódios Ignorados da Célebre Paixão Romântica, Manuel Tavares Teles , Porto, 2008

62 -CASA PALMELA (A), Pedro Urbano, Lisboa, 2008

63 - CIDADES DO MUNDO RENASCENTISTAS - Mapas do Civitates Orbis Terrarum, Michael Swift e, Angus Konstam , Lisboa, 2008

64 -CONQUISTA DE GOA, 1510-1512 - Campanhas de Afonso de Albuquerque, Vol. I, João Paulo Oliveira e Costa e , Vítor Luís Gaspar Rodrigues , Lisboa, 2008

65 -D.AFONSO II - Um Rei Sem Tempo, Hermínia Vasconcelos Vilar, Lisboa, 2008

66 -D.JOÃO I - O que Re-Colheu boa Memória, Maria Helena da Cruz Coelho , Lisboa, 2008

67 -D.JOÃO IV, Leonor Freire Costa e , Mafalda Soares da Cunha , Lisboa, 2008

68 -D.SEBASTIÃO - Rei de Portugal, Antonio Villacorta Baños-García , Trad. Rev.Cient. e Pref. Vitor Amaral de Oliveira, Lisboa, 2008

69 -DE ASYLO A FUNDAÇÃO - 100 Anos de um Agir Solidário em Torre de Moncorvo, Adília Fernandes, Coimbra, 2008

70 -DIÁRIO SECRETO QUE SALAZAR NÃO LEU - Revelações e Factos Inéditos, Rui Araújo, Cruz Quebrada, 2008

71 -ENQUANTO SE ESPERAM AS NAUS DO REINO..., João Aranha, Lisboa, 2008

72 -EPOPEIA TEMPLÁRIA E PORTUGAL (A), Eduardo Sucena, Lisboa, 2008

73 -FEMININO AO SUL - História e Historiografia da Mulher
Dir. Sara Marques Pereira , Coord. de Maria de Deus Manso e outros, Lisboa, 2008

74 -GRANDE LIVRO DOS PORTUGUESES ESQUECIDOS (O), Joaquim Fernandes, Lisboa, 2008

75 -MARQUÊS DE SOVERAL HOMEM DO DOURO E DO MUNDO/THE MARQUIS DE SOVERAL
SON OF THE DOURO, MAN OF THE J.A. Gonçalves Guimarães
, Vila Nova de
Gaia, 2008

76 -PÁGINAS DA HISTÓRIA DE SANTARÉM, VOL. I, Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão , Coord. pela Profª. Drª. Fátima
Reis
e outros, Lisboa, 2008

77 - PALMEIROS E SAPATEIROS - A Confraria de S.Crispim e S.Crispiniano do Porto (Séculos XIV a XVI), Arnaldo Sousa Melo , Henrique Dias e outros, Porto, 2008

78 -PARTIDOS E PROGRAMAS - O Campo Partidário Republicano Português (1910-1926), Ernesto Castro Leal, Coimbra, 2008

79 - PRAÇAS REAIS - Passado, Presente e Futuro, Coord. Miguel Figueira de Faria, José-Augusto França e outros, Lisboa, 2008

80 -SÁ DA BANDEIRA E O FIM DA ESCRAVIDÃO - Vitória da Moral, Desforra do Interesse, João Pedro Marques , Lisboa, 2008

81 -SALAZAR E A IGREJA (1928-1932), Arnaldo Madureira , Lisboa, 2008

82 -SCRIPTORES ET NOTATORES - A Produção Documental da Sé do Porto (1113-1247), Maria João Oliveira e Silva , Porto, 2008


83 -SEXO INVISÍVEL (O) Destapando o Verdadeiro Papel das Mulheres na Pré-História, J.M. Adovasio , Olga Soffer e outros, Mem Martins, 2008

84 -TRAMA MAÇÓNICA (A), Manuel Guerra, Parede, 2008

85 -ÚLTIMOS MESES DE SALAZAR (OS) Agosto de 1968 a Julho de 1970, Paulo Otero , Coimbra, 2008

86 -UM OBITTUÁRIO DO MOSTEIRO DE S.VICENTE DE FARA - A Comemoração dos que
Passaram Deste Mundo
, Maria José Azevedo Samhoa Santos , 2008

87 -UMA FAMÍLIA DA BEIRA ALTA - Pinho e Seixas da Gama,
Coordenação Editorial: Rui do Amaral Leitão , Lisboa, 2008

88 -WELLINGTON CONTRA MASSENA - A Terceira Invasão de Portugal (1810-1811), David Buttery , , Lisboa , 2008

89 -ESTUDOS DE HISTÓRIA DO DIREITO - Vol.I - Direito Português, Paulo Merêa , , Lisboa, 2008

90 -AMÉRICA (A) PORTUGUESA NAS COLECÇÕES DA BIBL.NACIONAL DE PORTUGAL E DA BIBL.DA AJUDA, Jorge Couto , Lisboa, 2008

91 - 1776 HISTÓRIA DOS HOMENS QUE LUTARAM NA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, David McCullough, Lisboa, 2008

92 -50 ANOS DE ECONOMIA E MILITÂNCIA, Sérgio Ribeiro , Lisboa, 2008

93 -ANTOLOGIA A MAÇONARIA VISTA POR FERN. PESSOA E NORT. DE MATOS (Ed. Fac-similada)Fernando Pessoa , Organização: Medina Celli e outros, Lisboa, 2008

94 -BREVE HISTÓRIA DE LISBOA CIDADE DO MAR,Malcolm Jack, Lisboa, 2008

95 -COLLEÇÃO DAS ANTIGUIDADES DE ÉVORA (Ed. Fac-similada)
Bento José de Souza Farinha, Organização: Manuel Gomes e outros, Lisboa, 2008

96 -CRONOLOGIA DA GUERRA COLONIAL- Angola-Guiné-Moçambique 1961-1974, José Brandão, Lisboa, 2008

97 -D. JOSÉ, Nuno Gonçalo Monteiro , Lisboa, 2008

98 -D.FILIPE II, Fernanda Olival, Lisboa, 2008

99 -D.FILIPE III, António de Oliveira, Lisboa, 2008

100 -D.JOÃO III, Ana Isabel Buescu, Lisboa, 2008


Fonte: Boletins mensais da Livraria Portugal

[A 2ª Parte será publicada nos próximos dias.]

A.A.B.M.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

5 de Outubro 1910-5 de Outubro de 2010

Edição da Editorial Moura Pinto. Desenho de Alberto Péssimo.

J.M.M.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA NA HEMEROTECA DIGITAL DE LISBOA

Continuando na senda da disponibilização de publicações periódicas importantes para estudar o final do século XIX e o início do século XX, em Portugal, a Hemeroteca Digital disponibilizou na passada semana mais uma publicação útil e bastante ilustrada com as figuras de relevo na vida política, cultural e económica do País no final da Monarquia Constitucional.

A Ilustração Portuguesa. Revista semanal dos acontecimentos da vida portuguesa. Vida Social, vida política, vida artística, vida literária, vida mundana, vida sportiva, doméstica foi uma publicação iniciada em 9 de Novembro de 1903, com a edição de José Joubert Chaves e que na primeira série, agora disponível online, publicou 119 números até 12 de Novembro de 1906.

A segunda série, que esperamos também venha a ser disponibilizada, começa em 1906 e prolonga-se até Março de 1930, contando com a direcção de Carlos Malheiro Dias e, posteriormente, José Joaquim da Silva Graça, contando com um excelente naipe de colaboradores.

Mais um excelente serviço público da Hemeroteca Municipal de Lisboa a quem agradecemos publicamente mais este contributo para a nossa cultura.

A.A.B.M.