sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM LAGOS
Também em Lagos estão a começar as Comemorações do Centenário da República, numa iniciativa da Escola Secundária Dr. Júlio Dantas, com a colaboração de várias instituições de ensino superior e várias personalidades como o Mestre José Alberto Baptista, autor da obra João Bonança na Cultura do seu Tempo.
Entre as iniciativas encontra-se ESTA, que nos parece bastante interessante e que iremos continuar a acompanhar.
O programa das Comemorações pode ser consultado AQUI.
Lagos foi um dos primeiros focos de republicanismo fora das cidades mais importantes de Lisboa, Porto ou Coimbra. Em 8 de Maio de 1882 fundou-se em Lagos o primeiro centro republicano da cidade, tendo por presidente o advogado José António Bourquin Brak-Lamy, companheiro de curso de Sebastião de Magalhães Lima. No ano seguinte, inicia-se a publicação de um semanário republicano, intitulado Folha Democrática dirigido por Salazar Moscoso e propriedade de Jerónimo Biker Cabral.
Quando, em 1884, Magalhães Lima, Anselmo Xavier, José Jacinto Nunes visitam o Algarve em propaganda, entre 7 e 17 de Novembro, ficam alojados em casa de José António Bourquin Brak-Lamy. Em 1890, consegue eleger um deputado republicano pelo círculo de Lagos, Bernardino Pereira Pinheiro, tendo por base numa questão jurídica, que tornou inelegível o candidato mais votado.
Na década seguinte, após o 31 de Janeiro, quando o partido atravessava uma profunda crise, Lagos organiza a sua comissão municipal republicana, presidida pelo Dr. João Marreiros Neto. Foi esta personalidade que, exercendo as funções de presidente da Câmara Municipal de Lagos, em 1897, provoca uma acesa polémica dentro do partido ao decidir visitar o Rei, D. Carlos, que visitava a região, quando muitos republicanos defendiam o seu afastamento.
Os republicanos de Lagos voltam a conquistar a presidência da Câmara Municipal em 1908, contando com os seguintes elementos de destaque: Francisco de Jesus Gomes, José Júlio Lapelier Berger a que se juntará também Jerónimo Vieira Cabrita Rato, personalidades incontornáveis da vida política lacobrigense.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário