domingo, 28 de fevereiro de 2010

COLÓQUIO INTERNACIONAL REPÚBLICA, UNIVERSIDADE E ACADEMIA



Vai realizar-se nos próximos dias 4, 5 e 6 um Colóquio Internacional "REPÚBLICA, UNIVERSIDADE E ACADEMIA", que tem a seguinte enquadramento:

Tendo em conta a natureza e os objectivos deste colóquio pretende-se estabelecer uma conexão entre o político (e a política) e a cultura universitária, o novo regime e os movimentos estudantis, a Ciência e a Cultura, os movimentos que estiveram na raiz dos progressos científicos e analisar a elite universitária na sua relação com os estudantes. Por outro lado, procurar-se-á confrontar os modelos espanhol, francês, italiano e brasileiro com a especificidade nacional numa visão abrangente e problematizadora. A história comparada trará certamente uma nova luz ao entendimento
da realidade político-cultural do Portugal republicano da segunda década do século XX. Na verdade, as vias do desenvolvimento dos diversos países são sempre particulares e é esse particularismo das realidades nacionais que urge realçar estabelecendo as diferenças e tentando ver as analogias entre as Repúblicas e as Universidades, entre os poderes políticos e as realidades culturais, entre as sociologias universitárias e os seus suportes económicos. É isso que estará também em equação num Colóquio que poderá não trazer muitas certezas, mas que levantará certamente muitos problemas que serão objecto da reflexão e do debate.


Uma organização do CEIS 20, com coordenação científica de: Luís Reis Torgal, Maria Manuela Tavares Ribeiro, Vítor Neto, João Rui Pita, João Paulo Avelãs Nunes, Isabel Nobre Vargues e António Pedro Pita.

Na Comissão Organizadora encontramos: Vítor Neto, Fernando Fava, Sandra Duarte, Isabel Maria Luciano
e Carolina Álvaro.

Esta inicitiva divide-se por vários painéis, a saber:
- MOVIMENTOS REPUBLICANOS E UNIVERSIDADE
- A REPÚBLICA E OS MOVIMENTOS ACADÉMICOS
- CIÊNCIA E MOVIMENTOS CIENTÍFICOS
- PROFESSORES E ESTUDANTES

O programa completo pode ser consultado AQUI.

Mais de três dezenas de investigadores vão apresentar os seus trabalhos ao longo de três dias intensamente vividos.

Esta iniciativa permite também a obtenção de um crédito para os docentes dos grupos 200, 400 e 410.

Uma iniciativa que o Almanaque Republicano não podia deixar de divulgar juntos dos seus ledores.

A.A.B.M.

Sem comentários: