sábado, 10 de abril de 2010
AS SOCIEDADES SECRETAS - POR ANTÓNIO LOPES
«No âmbito de um ciclo de conferências sobre o centenário da implantação da República que a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Mário Soares têm vindo a realizar, António Lopes, director da revista Grémio Lusitano, proferiu recentemente uma palestra intitulada "As Sociedades Secretas".
Como o autor explicou logo no início da sua intervenção, foi convidado 'a falar das Sociedades Secretas ... ' e aceitou o desafio 'porque inerente ao convite estava a ideia, muito comum ainda, do facto de a Maçonaria ser uma sociedade secreta'.
Ora, a Maçonaria, 'de facto não o é, quando muito será discreta'. Por isso, António Lopes falou de uma sociedade secreta – a Carbonária – e de uma sociedade não secreta – a Maçonaria» [AQUI]
O texto da Conferência de António Lopes (acima transcrito) é importante pelos dados reunidos, contribui para aclarar alguns aspectos sobre a questão das "Sociedades Secretas" e, portanto, é muito oportuno. Como tal tomámos a liberdade de o publicar, com a devida vénia ao GOL e ao Dr. António Lopes.
Informamos, ainda, que temos à V. disposição - AQUI - outros textos que podem ser, de algum modo, úteis. E iremos continuar a arquivar mais documentos de interesse para a história republicana.
J.M.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário