Carta Patente de
José Joaquim Ramos, assinada por
António José de Almeida e
Fernando Augusto Freiria [(1877-1955)
Ministro da Guerra do Governo de Cunha Leal, opositor ao golpe de 28 de Maio e participante na revolta de Fevereiro de 1927 e na de 1931. Foi preso e deportado], em 22 de Junho de 1922 -
via República 100 AnosJ.M.M.
4 comentários:
José Joaquim Ramos, mais conhecido por JJRamos, àparte ser oficial de estado maior, combatente na Flandres, era também pintor de mérito, tendo ficado mais conhecido por esta actividade.
Os seus croquis da WW I, tirados do natural, são tão ou mais naturais do que os de Sousa Lopes, que, com Menezes Ferreira, outro pintor-tropa no front, também se dedicou ao tema.
Abs
ERP
Em relação a Freiria, penso ser ainda de salientar que era sogro do Prof. Dr. Barbosa Soeiro, que lhe dedicou um livro, nunca publicdao (?) intitulado "Memórias da Grande Guerra", com ilustrações de Saavedra.
ERP
Caro ERP, agradecemos o seu contributo. De facto, acrescentou elementos que não conheciamos. Curioso o facto do livro de memórias de Fernando Freiria nunca ter sido publicado, em especial para nós que gostamos de livros.
Grato pela colaboração e esclarecimento, a que estaremos sempre disponíveis. Não pretendemos ser o fim de um precurso, mas abrir caminho para outros. Lançar pequenas pistas que outros podem, se assim o quiserem, aproveitar e aprofundar.
AABM
JMM
Caros Amigos Republicanos:
utilizem as imagens do republica 100 anos mais vezes.
Quanto mais divulgação, melhor.
S & F
ERP
Enviar um comentário