quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONFERÊNCIA SOBRE VEIGA SIMÕES EM ARGANIL


Vai realizar-se amanhã, dia 23 de Abril, em Arganil, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, uma conferência sobre Veiga Simões. Este evento, insere-se no âmbito das Comemorações do Centenário da República que vão decorrendo no município.

A conferente será a doutoranda Lina Madeira, que tem dedicado a sua pesquisa a analisar a questão da promoção (ou não) dos diplomatas durante o Estado Novo, em função das suas opiniões e atitudes políticas.

Recorde-se que Lina Maria Gonçalves Alves Madeira publicou Alberto da Veiga Simões. Esboço biográfico, em 2002, resultante da dissertação de Mestrado em História Contemporânea, que recebeu o prémio da Fundação Mário Soares.

Quanto a Alberto da Veiga Simões, nasceu em Arganil a 16 de Dezembro de 1888. Começou a distinguir-se ainda enquanto estudante na Universidade de Coimbra, colaborou em diversas publicações como a A Comarca de Arganil, A Águia, A Capital, No Circo, Correio de Arganil, Diário de Coimbra, Diário do Povo, A Farça, Jornal de Arganil, República, Serões, A Voz da Oficina.

Publicou diversas obras, entre as quais destacamos:
- Plágios, Coimbra, 1904;
- Homenagem ao poeta Vasco Vidal. Do seu maior admirador e amigo, Coimbra, 1904;
- Nitockris, Coimbra, 1908;
- A Nova Geração. Estudo sobre as tendências actuais da literatura portuguesa, Coimbra, 1911;
- Elegia da Lenda. Livro das Saudades, Porto, 1912;
- A Escola de Coimbra. Palavras ditas no festival do Casino Peninsular da Figueira da Foz em benefício do Jardim-Escola Joâo de Deus, Coimbra, 1910.
- Sombras, Porto, 1912;
- Interesses Portugueses na Amazónia, Lisboa, 1917;
- A Crise Europeia e os Problemas Actuais da Política Comercial Portuguesa, Lisboa, 1930;
- Para uma nova política colonial, Lisboa, 1933.

Diplomata de carreira, acabou por adoptar uma atitude crítica face ao regime salazarista. Viveu em diversos países, Brasil, Áustria, em destaque a sua passagem pela Alemanha.Ostracizado pelo governo de António de Oliveira Salazar, acabou por leccionar em França onde passou a parte final da sua vida e onde veio a falecer.

Faleceu em Paris, a 1 de Dezembro de 1954.

Uma actividade que recomendamos vivamente a todos e que permitirá certamente conhecer melhor uma personalidade que merece ser reabilitada.

A.A.B.M.

Sem comentários: