segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONFERÊNCIA OS COMBATES DO CIDADÃO MANUEL FERREIRA MARTINS DE ABREU



Vai realizar-se amanhã, 11 de Maio, na Livraria Almedina, em Coimbra, pelas 18 horas, uma conferência sobre um dos obreiros anónimos da República, neste caso Manuel Ferreira Martins de Abreu pelo Prof. Dr. Joaquim Romero Magalhães.

Manuel Ferreira Martins de Abreu, conforme se pode ler na nota biográfica alojada na Câmara Municipal de Mortágua, foi uma personalidade controversa no seu tempo.

Afirma-se no texto de divulgação da conferência:

Revolucionário, abolicionista, panfletário, incómodo. No Brasil, foi feroz combatente da escravatura. Em Portugal, do regime monárquico. A história de Manuel Ferreira Martins e Abreu é a história de um cidadão com um ideal: “não tolerar roubos, vigarices e injustiças“.

Nos cem anos da implantação da República em Portugal, a livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra invoca um nome e uma história desconhecidos da maioria de nós.


Esta conferência insere-se no âmbito das comemorações do Centenário da República e resulta da articulação entre o CEIS 20, a Livraria Almedina e as Ideias Concertadas que têm vindo a realizar-se mensalmente.

Uma actividade que recomendamos a todos os nossos ledores.

A.A.B.M.

Sem comentários: