terça-feira, 8 de junho de 2010

LER HISTÓRIA Nº 58


A revista Ler História acaba de publicar o seu número 58 (Maio de 2010), referente ao primeiro semestre de 2010.

Neste número, publica-se um dossier “Goa 1510-2010”, a propósito da passagem dos 500 anos sobre a conquista de Goa por Afonso de Albuquerque, que convida a repensar alguns dos mitos associados ao Império e ao colonialismo português no Índico.

Organizado por Ângela Barreto Xavier, o dossier inclui estudos de Jason Keith Fernandes, Filipa Vicente, Paulo Varela Gomes, Cristiana Bastos, Pamila Gupta e Nandini Chaturvedula.

Um segundo dossier temático, dedicado a “Portugal e Catalunha na Guerra Peninsular”, numa altura em que se continuam a recordar os 200 anos das Invasões Francesas, inclui artigos de Fernando Dores Costa e Antonio Moliner de Prada.

Na secção de Críticas & Debates, Fernando Ampudia de Haro interpreta o fenómeno social do revisionismo historiográfico em Espanha, relativo à Guerra Civil e à ditadura franquista.

Alguns estudos avulsos e as habituais secções de Recensões e Actualidade Científica completam o número 58.

A Ler História, com publicação ininterrupta desde 1983, é uma revista de História e Ciências Sociais de circulação internacional, com arbitragem científica. É dirigida por Magda Pinheiro.

A Ler História 58 está à venda nas livrarias ou pode ser pedida para ler.historia@iscte.pt. Preço de capa: 13,10 euros.

A.A.B.M.

1 comentário:

Luís Aquino menezes disse...

Por sugestão de um amigo de nome JOSÉ VARZEANO, fui ter a este blog. O nome Aquino Rodrigues diz-me diretamente pois descendo do lado materno da família Aquino Rodrigues com antepassados em Trancoso, na família Fernandes Vás. Sobre o Almanaque Republicano "Ler História" espero ter opinião concreta muito em breve. Cumprimentos L.M.