quinta-feira, 16 de setembro de 2010
ANTÓNIO LADISLAU PIÇARRA (Parte II)
Para os interessados, podem consultar online, ou descarregar, a revista A Tradição, de Serpa, mas impressa em Lisboa, a que fizemos referência no post anterior.
O Dr. António Benevenuto Ladislau Piçarra integrava a Comissão Municipal Republicana de Serpa em 1896.
Ladislau Piçarra foi também um dos membros do Grupo Republicano de Estudos Sociais, criado em Agosto de 1896. Este grupo, a que pertenciam também Guerra Junqueiro, Teófilo Braga, Duarte Leite, Fialho de Almeida, Manuel de Arriaga e Brito Camacho e que tinha por objectivo “a formação de um grupo de homens dispostos a integrar as suas vistas particulares de remodelação económica, política e moral num conjunto coerente de reformas, que façam do futuro regime não uma obra efémera de declamadores inscientes, mas uma perdurável realidade social” [Fernão Botto Machado, O Grupo Republicano de Estudos Sociais, 1896 apud António Ventura, Anarquistas Republicanos e Socialistas em Portugal. As Convergências Possíveis (1892-1910), Lisboa, Edições Cosmos, 2000, p. 20-21 e ss.].
Participa, em Abril, de 1908, em Lisboa, no Congresso de Instrução Primária, e em conjunto com os professores Tito Lopes, Carlos de Melo e Ladislau Piçarra propõe a abolição do ensino religioso na escola primária.
Esteve presente na reunião das Comissões Municipais e Paroquiais Republicanas do Distrito de Beja, realizada naquela cidade em 8 de Dezembro de 1908, onde esteve como representante da Comissão Municipal Republicana de Serpa.
Foi também co-responsável pela apresentação de uma proposta no Senado da República, elaborada em Maio de 1912 e subscrita também por Manuel Fernandes Costa, Sousa Júnior e Silva Barreto, mas que só foi discutida na sessão de 15 de Janeiro de 1913, sobre a atribuição de um subsídio à Academia de Estudos Livres, porque esta desde a sua fundação, em 1889, “vem prestando à instrução popular os mais relevantes serviços” e que nesse ano ministrava o ensino a cerca de 500 alunos [Diário das Sessões do Senado, Lisboa, Imprensa Nacional, 1913, p. 9.]
Acompanhando Ladislau Piçarra nas suas preocupações sobre a educação, torna-se fundamental consultar os trabalhos do Professor Joaquim Pintassilgo acerca da Revista de Educação Geral e Técnica a que já nos referimos anteriormente, bem como A República e Educação Nova em Portugal.
Participou de forma activa na defesa do papel da mulher na vida da República, manifestando-se um espírito avançado para a época, para tanto consulte-se o debate que travou com José de Castro, a propósito da necessidade de educar a mulher. [Consultar AQUI].
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário