quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
FERNÃO MENDES PINTO EM TERRAS DE ALMADA
LIVRO: Fernão Mendes Pinto em terras de Almada
AUTOR: Fernando- António Almeida
EDITOR: C. M. de Almada
"Assinalando os quinhentos anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto, a Câmara Municipal de Almada promoveu, ao longo de 2010, um conjunto de iniciativas culturais sobre a vida e obra deste andarilho das sete partidas.
Almada teve o privilégio de acolher Fernão Mendes Pinto, por volta de 1562, depois de ter percorrido distantes terras, conhecido outras culturas e outros povos do Extremo Oriente. Neste concelho deu forma escrita à Peregrinação e desempenhou cargos públicos, como juiz na vila e mamposteiro da Gafaria de São Lázaro e da Albergaria de Santa Maria de Almada. Fernão Mendes viria a falecer a 8 de Julho de 1583.
A Peregrinação escrita em Palença, concelho de Almada, foi publicada em 1614. Uma grande obra da época dos Descobrimentos onde o andarilho deixou exaradas as suas aventuras, desventuras, memórias, críticas e ficções.
Considerando que Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais emblemáticas da cultura portuguesa, faz parte da história e da memória deste concelho, a Câmara Municipal decidiu publicar este texto 'Fernão Mendes Pinto em Terras de Almada', (excerto do trabalho: Fernão Mendes Pinto. Um Aventureiro no Extremo Oriente, editado em 2006), da autoria do investigador dr. Femando-António Almeida, para divulgação e distribuição gratuita na comunidade educativa do concelho”
[Eng.º António José de Sousa Mendes – Vereador da Cultura de Almada, in Apresentação, "Fernão Mendes Pinto em terras de Almada", Almada, Câmara Municipal, 2010 – publicação comemorativa para assinalar os 500 Anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto]
J.M.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário