terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SEMINÁRIOS DO CENTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA


No próximo dia 15 de Março de 2011, vai realizar-se o III Seminário de História e Cultura Política, subordinado ao tema: Monarquia e República.

Pode ler-se na apresentação deste seminário:
O objectivo do seminário deste ano é aprofundar criticamente o conhecimento sobre pensadores portugueses, através das doutrinas políticas que perfilharam relacionadas com a Monarquia e com a República. Pretende-se que, anualmente, se continue a realizar este seminário – com um tema de base – e que as perspectivas analíticas comunicadas sejam feitas através de vários olhares disciplinares, em particular a partir da história, da filosofia e da ciência política, daí o desejo que participem especialistas desses saberes. A reflexão crítica produzida visa estimular a vivificação da memória da cultura política e a construção historiográfica das ideias políticas e sociais contemporâneas, dentro da área do pensamento europeu, ibero-americano e português, um mundo aberto, plural e conflitual, onde há ainda um grande campo de investigação e reflexão crítica a desenvolver.

O Coordenador deste seminário é o Doutor Ernesto Castro Leal.

A sessão vai realizar-se no Anfiteatro III e conta com as seguintes participações:
- Pedro Calafate;
- José Esteves Pereira;
- Norberto Ferreira da Cunha;
- António Ventura;
- Carlos Cordeiro;
- Ernesto Castro Leal.

Informações / Inscrições
centro.historia@fl.ul.pt

Dentro de dias far-se-á a divulgação do programa completo deste seminário a todos os interessados.

Uma interessante actividade promovida pelo Centro de História e que recomendamos a todos os nossos ledores na região de Lisboa e outros interessados na temática.

A.A.B.M.

Sem comentários: