terça-feira, 13 de setembro de 2011

A GERAÇÃO DE 70 E A UNIVERSIDADE DE COIMBRA



No próximo dia 15 de Setembro, pelas 18 horas, vai realizar-se a palestra com o título em epígrafe, na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, pelo Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem.

Pode ler-se na divulgação deste evento que a iniciativa partiu das Ideias Concertadas:

Sabe de que forma a chamada “Geração de 70” se relaciona com a Universidade de Coimbra? Amadeu Carvalho Homem, professor catedrático do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), debruça-se sobre essa temática, na primeira sessão do Café com História “Protagonistas, memórias e realidades de Coimbra dos séculos XIX e XX”.

Antero de Quental, Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, João de Deus, João Penha... São apenas alguns dos nomes que fizeram parte da chamada “Geração de 70”, um movimento académico de Coimbra do século XIX que veio revolucionar várias dimensões da cultura portuguesa. O docente da FLUC, Carvalho Homem, explica que esta geração caracteriza-se “por ter sido a consciência crítica do liberalismo conservador que, nesse tempo, vigorava em Portugal” e, nessa medida, “ela conseguiu desbravar os novos caminhos do republicanismo e do socialismo, em termos políticos.”

A “Geração de 70”, em termos artísticos e estéticos, foi a responsável pela “superação do Ultra-Romantismo, constituindo um patamar para a futura afirmação do Realismo”, acrescenta Carvalho Homem.

Esta é a primeira sessão do Café com História, “Protagonistas, memórias e realidades de Coimbra dos séculos XIX e XX”, conjunto de palestras que tem a Coordenação Científica de Maria Antónia Lopes e Vítor Neto, professores na FLUC e que está inserido no “Ciclo do Café”. Trata-se da nova programação cultural da Livraria Almedina que, entre Setembro e Dezembro, propõe quatro espaços de discussão: Café do Direito, Café e Letras, Café com Tradição e Café com História.

Uma interessante iniciativa que vamos tentar acompanhar e divulgar junto dos nossos ledores.

A.A.B.M.

1 comentário:

David J. Pereira disse...

Boas!

Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

http://davidjosepereira.blogspot.com/

Saudosos cumprimentos!