segunda-feira, 2 de julho de 2012

ACTAS DA LOJA IRRADIAÇÃO [SOCIEDADE CULTURA SOCIAL], R.F., Nº 315 DE LISBOA (1910-1930)


A Torre do Tombo disponibilizou online as ACTAS DA LOJA IRRADIAÇÃO (Sociedade Cultura Social), loja maçónica de Rito Francês, com o nº 315, instalada em Lisboa, a 14 de Março de 1910, em desdobramento da Loja Cavaleiros Paz e Concórdia [Loja do Rito Simbólico Regular, nº 148, instalada em 1881, e que se manteve activa até à clandestinidade]. Os comissários instaladores, todos da Loja Cavaleiros Paz e Concórdia, foram: Francisco Carlos Pinto da Costa [n.s. António Pedro], Francisco Rodrigues Borges e Alberto Viana Frazão [n.s. Felice Tavola]. As Actas, agora digitalizadas, referem-se ao período entre a instalação da Loja e o dia 3 de Dezembro de 1910. A Loja abateu colunas em 1922, para as reerguer nesse mesmo ano. Passou a Capitular em 1923, extinguindo-se em 1930 [cf, Oliveira Marques, "Dicionário…"].

Foram obreiros:

FUNDADORES: Faustino da Fonseca [n.s. Vasco da Gama; Venerável], Miguel Bombarda [n.s. D’Artagnan], Severo Portela [n.s. Reclus], Francisco José Gomes de Carvalho [n.s. Malthus; 1º Vigilante, depois Ven.], Alberto Bramão [n.s. Vaz d’Almada; Orador], José Augusto Varandas de Carvalho [n.s. Lutero; 2º Vigilante], Armando de Araújo [n.s. Jean Valjean; Secretário]; Belchior de Figueiredo [n.s. Belchio].

OUTROS OBREIROS: o escritor e jornalista Afonso Gayo [n.s. Schopenhauer]; o advogado, jornalista e prof. João Lopes Carneiro de Moura [n.s. Franklin; mais tarde Orador]; o jornalista e escritor Amadeu Augusto de Freitas; Décio Sanches Ferreira [n.s. César; regularizado]; o escritor e oficial do exército Abel Acácio de Almeida Botelho [n.s. Spinosa]; Eduardo de Brito; o jornalista [foi chefe de red. de “O Século” e publicou “A Lanterna”] Avelino d’Almeida Pereira; o farmacêutico António Dias Amado [regularizado]; o jornalista Adelino Lopes da Cunha Mendes [jornal O Século]; o jornalista José de Matos Sarmento; o jornalista e critico de arte Alfredo da Silva Guimarães [jornal A Luta].

Actas da Loja "IRRADIAÇÃO" [Sociedade Cultura Social] - AQUI

J.M.M.

Sem comentários: