segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO FRANCEZA


LUIZ LANC - "HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO FRANCEZA" [Ornada de 600 gravuras executadas pelos mais distinctos artistas, sobre desenhos de H. de la Charlerie. Traducção de Maximiano Lemos Junior], Porto, Lemos & Cª — Editores 1889-1891, IV vols.

O livro que se vae ler foi, durante dezoito annos, a occupação, o encanto e o tormento da minha vida. Como muitos outros, poderia eu conciliar o favor do maior numero, parecendo adorar os que o mundo adora e vilipendiando todos os que elle vilipendiou. Teria podido cortejar com proveito, por uma ostentação d’admirações banaes e odios já feitos, o que alguns chamam a cinsciencia publica. Mas o que governa os meus pensamentos e ordena a minha palavra não é a vossa consciencia ou a d’elles: é a minha. Para quem ama a verdade com um amor digno d’ella, que importa a opposição da terra inteira, se, a respeito de qualquer ponto, toda a terra se engana ou mente? Um homem honesto só tem medo de si próprio.(...)

via IN-LIBRIS

J.M.M.

Sem comentários: