sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AVEIRO 1956 - COMEMORAÇÕES DO 31 DE JANEIRO


65º ANIVERSÁRIO DO 31 DE JANEIRO DE 1891 - Comemorações em Aveiro

"A Revolta do Porto de 1891 é o primeiro clarão da República Portuguesa. Tantos anos passados, não são apenas os vultos do Alves da Veiga, do Sampaio Bruno, do Basílio Teles, do sargento Abílio, do João Chagas e do tenente Coelho que persistem na sua lição exemplar. Não são só os acordes de «A Portuguesa» e pouco tempo depois a estrofes admiráveis da «Pátria» do Junqueiro... É a soberba legião dos emigrados que fugiram para Espanha e para França, dos degredados da África, é a longa lista dos bons homens condenados — os cidadãos anónimos, os soldados, os cabos e os sargentos da insurreição —, e aqueles rapazes de Coimbra, muitos dos quais haviam de implantar a República em Outubro de 1910.

Nesta aliança e no quadro dos sacrifícios, é que nós nos queremos ver como num espelho. [Manuel Mendes]

... Esta comemoração de 31 de Janeiro deve servir para despertar na consciência dos verdadeiros democratas portugueses a obrigação de trabalharem denodadamente para não deixar perder as liberdades fundamentais que uma vez perdidas muito custa a reconquistar aos inimigos da liberdade e da justiça.

Os povos que deixam escravizar o seu pensamento desonram-se por si e quase sempre recebem o castigo da sua servidão política. É por aí que começa a decadência das nações! [António Luís Gomes]


J.M.M.

Sem comentários: