sábado, 2 de março de 2013

CASA COMUM


O projecto Casa Comum, desenvolvido pela Fundação Mário Soares disponibilizou online, um conjunto assinalável de documentação, que merece uma demorada visita e uma pesquisa aturada entre os documentos agora digitalizados.

Assim, pode ler-se na nota de divulgação sobre o projecto que o mesmo:
desenvolve em matéria de salvaguarda da Memória há mais de 12 anos – este projeto pretende ser uma Casa Comum na Internet, em língua portuguesa.
Já se encontram acessíveis em CasaComum.org mais de 1.500.000 objetos digitais de interesse histórico, oriundos de diferentes países e organizações. Ao mesmo tempo, esta plataforma eletrónica abre-se às novas realidades culturais e sociais desses países, partilhando recursos com outras organizações, com vista ao reforço dos instrumentos de acesso ao Conhecimento e à Cultura.
Documentos, Fotografias, Vídeos, Sons, materiais de contextualização – eis o que se pretende disponibilizar livremente através desta plataforma na Internet. O enriquecimento progressivo e aberto destes materiais constitui outro objetivo essencial desta iniciativa cultural e cívica.
Não há Futuro sem Memória. E, por isso, estamos hoje aqui a partilhar as nossas memórias comuns, seguros do seu valor e da eficácia mútua que é possível obter com as parcerias estabelecidas, sem as quais nada do que aqui se apresenta teria sido possível.

Assim, entre os principais núcleos documentais disponibilizados encontram-se um conjunto de arquivos que podem ser consultados AQUI. De entre eles destacam-se um conjunto de publicações periódicas importantes no século XX em Portugal, a saber:
O Diabo (1934-1940);
- A Águia (1910-1932);
- A Sementeira (1908-1913);
- Alma Nacional (1910-1911);
- Germinal (1916-1917);
- O Tempo e o Modo (1963-1970);
- Sol Nascente (1937-1940).

Além disso, disponibiliza também a todos os interessados um conjunto de fotografias, caricaturas e gravuras da Monarquia Constitucional, da República, da Ditadura Militar, do Estado Novo, das oposições ao Estado Novo, do 25 de Abril de 1974, da II República e da situação internacional, pode ser consultado AQUI. Este núcleo contem varias centenas de fotografias que podem ter interesse.

Excelente e louvável iniciativa que merece a melhor atenção de todos os interessados na História Contemporânea de Portugal.

A.A.B.M.

Sem comentários: