quinta-feira, 18 de abril de 2013

IDEÁRIO POLÍTICO, PEDAGÓGICO E LITERÁRIO DE ANA DE CASTRO OSÓRIO: CONFERÊNCIA EM FAMALICÃO

No âmbito do ciclo de conferências Pedagogos e Pedagogia em Portugal, organizado pelo Museu Bernardino Machado, vai realizar-se amanhã uma nova sessão pelas 21.30h.

O convidado desta sessão é o Doutor João Esteves, que vai apresentar uma conferência subordinada ao título: O ideário político, pedagógico e literário de Ana de Castro Osório.

João Gomes Esteves já tem uma grande quantidade de publicações sobretudo ligadas ao feminismo, e, em particular, durante o período da República. O seu currículo de produção historiográfica pode ser consultado AQUI. Este historiador do feminismo português também partilha do nosso interesse pela blogosfera, e costuma, ainda que não regularmente, com pena nossa devemos acrescentar, colocar alguns apontamentos sobre o tema que o apaixona no seu blog pessoal Silêncios e Memórias, que aproveitamos para divulgar junto dos nossos ledores.

Um evento a desejamos muito sucesso, com um grande conhecedor do tema e do percurso de Ana de Castro Osório.

A.A.B.M.

2 comentários:

João Esteves disse...

Caros Amigos

Além de agradecer as palavras simpáticas que sempre me têm dirigido, quero deixar aqui o meu profundo reconhecimento pelo que tenho aprendido e reaprendido com a consulta deste blogue, assim como o do Dr. Manuel Sá Marques. Num país em que os governantes não cultivam a memória e ignoram a História e a própria imprensa silencia o passado, o Almanaque Republicano tem sido uma fonte de informação, de divulgação e de investigação, sempre actualizado, fazendo-me lembrar saudosos jornais já desaparecidos como o Diário de Lisboa e a República. Muitos dos nomes, para não dizer todos, evocados neste Almanaque marcaram o seu tempo, muitos lutaram em condições bem adversas e mereciam outro tratamento historiográfico, nomeadamente pela Academia. Como anteontem confessei ao Prof. Doutor Norberto Cunha, o Almanaque Republicano e o Museu Bernardino Machado, bem como o blogue do Dr. Sá Marques, têm funcionado como autênticos pólos de dinamização cultural e historiográfica, atravessando regimes tão díspares como a Monarquia, a República, a Ditadura Militar, o Salazarismo e a Democracia. Por todos os ensinamentos e por tudo o que tenho aprendido, fazendo lembrar a saudosa página de A a Z de Fernando Piteira Santos no Diário de Lisboa, o meu sincero agradecimento e admiração por este hercúleo trabalho de serviço público.
Com a enorme estima de João Esteves

Anónimo disse...

Meu caro João Esteves, obrigado pelo elogio. Nós temos, ao longo destes anos, procurado recuperar aspectos menos conhecidos da História Contemporânea em especial do período da República, mas procurando percorrer desde a segunda metade do século XIX até ao 25 de Abril. Recordando em especial biografias menos conhecidas, recuperando acontecimentos, efemérides e tentando divulgar aquilo que nos vão fazendo chegar no âmbito da História Contemporânea de Portugal. Será um lugar de consulta regular de alguns, outros virão aqui em demanda de informações curiosas, imagens já esquecidas que vamos encontrando nas nossas pesquisas. Os responsáveis do Almanaque Republicano vão tentando divulgar, acompanhar e actualizar as informações disponíveis. É nossa opinião que a informação deve ser divulgada e conhecida, daí que tenhamos utilizado as plataformas de partilha de informação como o Facebook, Tweeter, onde fazemos mais partilhas que acabamos por não conseguir colocar no blogue. A nossa tarefa será sempre incompleta, e nós temos a noção disso, mas humildemente e conscientemente sabemos que não somos figuras públicas, nem conhecidas (nem queremos), mas vamos tentando prestar um serviço aqueles que gostam da História de Portugal, de saber mais sobre algumas das personalidades que muitas vezes conhecemos das páginas dos livros que lemos, das revistas e jornais que consultamos, dos nomes que a toponímia se encarregou de preservar e que muitas vezes não conhecemos e que vamos procurando recuperar ao esquecimento colectivo. Bem haja.
A.A.B.M.
J.M.M.