Pode ler-se no texto de apresentação:
O mundo do trabalho adquiriu uma nova dinâmica com o advento da Revolução Industrial e da industrialização .Surgiram então novas formas de organização do trabalho que não tinham apenas impacto ao nível da produção e produtividade, mas também ao nível do trabalhador, impondo formas, métodos e ritmos que escapavam à lógica tradicional, quebrando e substituindo os vínculos profissionais pré-existentes. Trata-se de uma temática ampla, complexa em múltiplas dinâmicas e lógicas, envolvendo problemáticas diversas como a questão da formação profissional, da integração no mercado de trabalho e das políticas de protecção e integração social do trabalhador.
Entre tudo, está sempre presente o impacto das conjunturas: políticas, económicas e sociais tornando-se indispensável observar as problemáticas do trabalho e da industrialização e do desenvolvimento industrial considerando o impacto das crises e das soluções apresentadas pelo Estado, pelas associações patronais e pelos sindicatos.
O programa completo do colóquio pode ser consultado AQUI.
Por seu lado, os resumos das comunicações e respectivos currículos pode ser consultado AQUI.
Com um conjunto ainda assinalável de investigadores destacam-se as presenças de José Maria Brandão de Brito, Teresa Nunes, Fátima Mariano, Joana Dias Pereira entre vários outros.
Com os nossos votos do maior sucesso nesta iniciativa.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário