terça-feira, 28 de maio de 2013

III ENCONTRO DE ARQUIVOS DO ALGARVE

Realiza-se nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho, em Olhão, no Auditório Municipal desta cidade algarvia, um interessante congresso reunindo alguns dos especialistas nacionais e internacionais em arquivo e gestão da informação, contando também com a presença do Sr. Subdirector da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas o Dr. Silvestre Lacerda, bem como do Director do Arquivo Distrital de Faro, Dr. João Sabóia.

Uma iniciativa que se saúda, pela perseverança e pela dinâmica que se mantendo, reforçando laços, trocando experiências e dinamizando iniciativas em comum, procurando sobretudo preservar a memória documental do que existe no Algarve.

PROGRAMA

31 de maio de 2013 (sexta feira)

14:00 Entrega da documentação e receção aos participantes
14:15 Sessão de Abertura e Boas vindas
Presidente da Câmara Municipal de Olhão (Engº Francisco Leal)
Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Dr. Pedro Penteado)
Direção Regional de Cultura do Algarve (Dr. Rui Parreira)
... Diretor do Arquivo Distrital de Faro (Dr. João Sabóia)
Presidente da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – Delegação do Sul (Dra. Margarida Vargues)


Moderadora: Conceição Feliciano

14:30 Dr. Pedro Penteado (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas – DGLAB): Políticas e programas para a informação pública: o desafio da interoperabilidade
15:05 Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva (Câmara Municipal de Torres Vedras): Para um novo paradigma na gestão da informação arquivística da Administração Local: o Plano de Classificação
15:40 Dr. Nuno Marques (Câmara Municipal de Vila do Bispo), Dr. Tiago Barão (Câmara Municipal de Faro) e Dra. Helena Vinagre (Câmara Municipal de Olhão): Macroestrutura Funcional: Abordagem Prática ao Sistema de Gestão Documental da AIRC
16:15 Engº Davide Rosa e Técnico de Informática David Lopes (Câmara Municipal de Olhão): O Município de Olhão na Era Digital
16:30 Debate
16:45 Coffee Break

Moderadora: Dra. Helena Barreto

17:00 Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez (Universidade de Brasília – Faculdade de Ciência da Informação. Brasil): DigifotoWeb: programa piloto para construção de repositório digital de materiais fotográficos de arquivo
17:35 Dr. João Sabóia (Arquivo Distrital de Faro): O Arquivo da Escola do Magistério Primário de Faro: uma proposta de classificação
17:55 Dras. Luísa Pereira e Vera Gonçalves (Câmara Municipal de Silves): Classificações: o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal de Silves
18:15 Dra. Isabel Salvado e Dr. António Monteiro (Câmara Municipal de Tavira): Análise à Classificação da Câmara Municipal de Tavira
18:35 Dr. Nelson Vaquinhas (Câmara Municipal de Loulé - CIDEHUS/UÉ): A gestão da informação nas habilitações do Santo Ofício e das Ordens Militares
18:50 Debate


1 de junho de 2013 (Sábado)

9:30 Workshop pelo Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva intitulado A Macroestrutura Funcional (MEF) e a sua aplicação na Administração Local
11:30 Coffee Break

Moderador: José João Cabaço

11:45 Prof. Doutor António Rosa Mendes (Universidade do Algarve): Arquivos e memória
12:05 Dra. Marisa Caixas (Hospital de Faro EPE): Produção Documental no Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: os registos clínicos
12:25 Dra. Vanda Germano (Câmara Municipal de Portimão): O Fundo documental da Administração de Concelho: case study de Portimão
12:45 Dra. Andreia Fidalgo (Universidade do Algarve): O Fundo Documental Francisco Fernandes Lopes do Arquivo Histórico Municipal de Olhão: a visão de uma investigadora
13:00 Debate
13:15 Sessão de Encerramento
Director do Arquivo Distrital de Faro (Dr. João Sabóia)
Directora de Departamento de Administração Geral da Câmara Municipal de Olhão (Dra. Carla Martins)
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Olhão (Dr. António Pina)

15:00 Passeio de Caíque pela Ria Formosa

Aos profissionais do ramo, aos interessados no tema e a todos os potenciais interessados em aprender alguma coisa sobre o funcionamento dos arquivos locais e distritais, esta pode ser uma interessante oportunidade. 

Uma iniciativa que já anteriormente divulgamos e a que desejamos o maior sucesso, desejando antecipadamente que o evento se mantenha com regularidade e continue a reunir um conjunto de participantes tão interessante.

A.A.B.M.

Sem comentários: