terça-feira, 28 de maio de 2013

O DYABO


O DYABO - Editor Responsável, João Victorino Ribeiro [a partir do nº2. Manuel Inácio Alves Pereira], Typographia Gutenberg, Porto. 1895, VI números.
 
Ano I, nº 1 (12 Maio 1895) ao nº 6 (17 Agosto de 1895);
 
Manuel Inácio Alves Pereira (1869- ), escriturário por profissão e guarda-livros da Liga das Associações de Socorros Mútuos (de Gaia), foi um curioso editor [colabora n’A Portugueza, Velocipedista, O Carapau, A Luz, Zé Povinho, O Má Língua, Revista Nova, Moncorvo, O Arauto – ver AQUI], por diversas vezes condenado por abuso de liberdade de imprensa (como foi o caso passado com “A Portugueza”).  
 
Cavalheiro! Parece-me que lhes vejo os narizes torcidos! Pois destorçam-n’os que eu vou fallar. Sou o Dyabo, volto do exilio, venho sadio e mau, sem o desalento e a gloria que se amalgamaram na fronte do senhor João Chagas, mas disposto, se a minha popularidade não chegar ás fabricas de louça ou bolacha, a leval-os todos para as profundas do Inferno. Quem disse que eu morrera, mentiu-lhes. É verdade que o Guerra Junqueiro me atou uma lata ao rabo, e me fez coisas do arco-da-velha, mas nesse tempo, andava eu faminto, anemico de bolsa, como os manos Arroios de vesga memoria (...)”.
 
O seu programa diz o seguinte: “É coisa que não fazemos, ao inverso da estafada praxe. O nosso programma está na nossa consciencia; sebel-o-ha quem nos lêr. Fazer programmas para mentil-os, é uma torpeza reles ou incoherencia estupida. De resto, não nos bandeamos com ninguem: queremos fazer fogo de franco-atiradores (...)” [ler AQUI]
 
J.M.M.

Sem comentários: