segunda-feira, 27 de maio de 2013

O ABADE CORREIA DA SERRA NA AMÉRICA (1812-1820): LIVRO

Vai ser apresentado no próximo dia 29 de Maio de 2013, pelas 18.30 h, na Academia das Ciências de Lisboa, uma obra que traça o percurso de José Francisco Correia da Serra, conhecido como Abade Correia da Serra, enquanto residiu nos Estados Unidos da América. Conhece-se a sua amizade com Thomas Jefferson, que pode ser comprovada AQUI onde se pode encontrar muita documentação digitalizada. Ainda pode ser possível uma fotografia daquele que era o quarto do abade em Monticello, residência de Jefferson, que pode ser consultada AQUI.

Por outro lado, também na casa museu do presidente Thomas Jefferson se encontram múltiplas referências à ligação pessoal entre os dois homens que se admiravam mutuamente, situação que pode ser comprovada consultando AQUI ou através de outra ligação que remete para documentos existentes com referências a José Francisco Correia da Serra na referida página AQUI.

De referir ainda que o Abade Correia da Serra foi, com o Duque de Lafões, um dos fundadores na Academia das Ciências de Lisboa.

A presente obra da autoria de Richard Beale Davis (1907-1981) , professor da Universidade de Virgínia, que investigou a documentação de  Thomas Jefferson e que publicou, em 1955, uma recolha de epistolografia sobre a sua ligação ao Abade Correia da Serra (Ver AQUI) que agora foi traduzida para português e vai ser apresentada pelos Prof. Onésimo Teotónio de Almeida, José Luís Cardoso, Mário Mesquita e Ilídio do Amaral

Uma excelente iniciativa para se conhecer melhor aquele que o terceiro presidente dos Estados Unidos da América considerava "o Homem mais erudito que jamais conheci", referindo-se ao cientista e botânico português.

A.A.B.M.

Sem comentários: