sábado, 31 de agosto de 2013

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM PORTUGAL (Apontamentos Históricos – Parte I)


Num momento difícil que atravessam os nossos bombeiros, com incêndios, acidentes, feridos e mortes que abalam várias corporações e lembrando que hoje, 31 de Agosto de 2013, decorre um movimento de apoio às corporações de bombeiros pelo País, procuramos aqui lembrar a fundação de algumas das corporações de Bombeiros Voluntários mais antigas que se organizaram em Portugal. Certamente que não conseguiremos falar de todas, nem da forma exaustiva que alguns gostariam, mas algumas já têm a sua História enquanto corporação investigada e publicada, outras têm notas históricas de que nos socorremos para a realização desta pequena pesquisa, que esperemos sirva também para chamar a atenção para as dificuldades por que passam algumas destas associações e, sobretudo, as pessoas que as compõem.

As corporações de bombeiros terão sido organizadas de forma mais consistente a partir do reinado de Luís XIV, em França, e quando ele nomeia Demourier du Perier como Director das Bombas. Este organizou um corpo de bombeiros na cidade de Paris, com uma feição militar, com uniforme e com um soldo pago pelo Estado.

Em Portugal, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa foi instituída em 18 de Outubro de 1868, tendo como primeiro comandante Guilherme Cossoul, cargo que ocupou até à sua morte em 26 de Novembro de 1880. No comando da corporação seguiu-se depois Darlaston Shore, que se conquistou importantes apoios populares devido aos actos de heroísmo que manifestavam nas diferentes intervenções de combate aos incêndios pela cidade. Este veio a falecer em Março de 1887, seguindo-se no comando da corporação John B. Jauncey que se manteve até ao início do século XX. A sede dos bombeiros dividia-se entre a rua das Flores e no largo do Barão do Quintela. Em 18 de Outubro de 1902, quando a associação completava 34 anos, realizou-se um importante banquete de homenagem aos associados Ruy Quintella e Guilherme Maia pelos seus serviços, bem como um banquete realizado no primeiro andar da Praça Luís de Camões, a que assistiram todos os bombeiros no activo e grande número de associados. Nesse mesmo dia foi publicado um número único O Voluntário que, ao longo da publicação apresentava os retratos de todos os elementos no activo da associação. Sobre os Bombeiros Voluntários de Lisboa encontram-se dados úteis Aqui, ou Aqui.

No Porto, a Associação de Bombeiros Voluntários foi instituída em 1875, depois de a ideia da sua criação ter sido alimentada entre outros por Alexandre Theodoro Glama a partir de 1870, sendo acompanhado pelo amigo, e mais tarde cunhado, Abílio Augusto Monteiro e, a partir de 1872, por Hugo E. Kopke e Walter C. Kendall. Esta associação era sustentada por quotas pagas pelos associados e pelos protectores, com subscrições públicas e donativos feitos por alguns benfeitores. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto foi criada em 26 de Agosto de 1875, tendo-se constituído em associação em 26 de Agosto desse ano, numa sessão realizada no Teatro do Príncipe Real. Os estatutos da associação foram aprovados em 18 de Setembro de 1875. A sede situava-se na rua do Bomjardim, no denominado Páteo do Paraíso. O primeiro comandante da corporação foi Guilherme Gomes Fernandes, que foi oficialmente nomeado comandante em 11 de Julho de 1877 [nasceu na Baía em 6 de Fevereiro de 1850 e faleceu em Lisboa, em 31 de Outubro de 1902; foi comandante dos bombeiros até 1885, depois Inspector dos Serviços de Incêndio. Participa em várias competições internacionais de bombeiros, como em Londres em 1893, de Lyon, em 1894 e vence o concurso Internacional de Bombeiro, em Vincennes, em 1900]. Sobre os Bombeiros Voluntários do Porto encontram-se referências úteis Aqui  ou Aqui.

A Real Associação de Bombeiros Voluntários da Ajuda foi fundada em 10 de Abril de 1880. Foi seu primeiro comandante foi o Infante D. Afonso. Recebeu o alvará de Real Associação em 2 de Maio de 1881. A funcionar como sede uma parte do próprio Palácio da Ajuda.


Na cidade de Setúbal, a 19 de Outubro de 1883 um grupo constituído por Henrique Augusto Pereira, Artur Mena, Álvaro José Baptista, António Avelino Silva e Joaquim José Correia, juntamente com os senhores Manuel Maria Portela Júnior, Joaquim Caetano da Veia e Alfredo Portela, foram reunir-se numa sala do Clube Dramático, onde deliberaram convidar mais outras pessoas para uma nova reunião a realizar no Domingo 21 de Outubro de 1883 com o fim de fazer a eleição dos Corpos Gerentes da Associação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e lavraram uma acta de instalação da mesma associação. Sobre a História mais detalhada dos Bombeiros em Setúbal sugerimos a consulta AQUI .

[Em continuação]

A.A.B.M.

Sem comentários: