domingo, 15 de setembro de 2013

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS EM PORTUGAL (Apontamentos Históricos – Parte III)


Em Bragança constituiu-se o corpo de Bombeiros Voluntários em 31 de Outubro de 1890, mas esta corporação viria a enfrentar várias dificuldades e desapareceu. Mais tarde, em 1 de Setembro de 1932, reuniu-se em casa de José Miguel Peixoto a “Comissão nomeada em reunião de proprietários na câmara municipal deste concelho a fim de organizar nesta vila uma Corporação de Bombeiros”. Esta Comissão era constituída por José Manuel de Campos, Abílio António de Campos, Alberto Augusto Cardoso, António Joaquim Cautela, Herculano Augusto Fabião, dr. José de Abreu e José Miguel Peixoto.

No distrito de Bragança, em Alfândega da Fé, foram os bombeiros fundados já no período do Estado Novo, em 20 de Dezembro de 1933, sendo possível encontrar uma pequena nota histórica sobre a criação desta corporação AQUI; em Carrazeda de Ansiães, em 7 de Fevereiro de 1930; em Mirandela formaram-se em 15 de Abril de 1883; em Miranda do Douro, que recentemente ficou sem dois dos operacionais do seu corpo de bombeiros, foi fundada em 4 de Junho de 1960; em Freixo de Espada à Cinta, foi fundada a 5 de Dezembro de 1927; A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso foi fundada em 12 de Setembro de 1932, por um grupo de ilustres Vimiosenses, com destaque para Dr. Artur Alberto Geraldes Coelho que viria, posteriormente, a ser o 1.º Presidente da Direcção desta Associação. Ver informações adicionais AQUI; em Vila Flor, a corporação foi fundada em ll de Agosto de 1949; em Moncorvo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários foi fundada em 13 de Maio de 1933. Consultar mais informações AQUI .

Em Castelo Branco, inicialmente foi fundada a Associação de Bombeiros Voluntários de Castelo Branco e publicados os Estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, aprovados no Governo Civil, como era hábito na época, em 8 de Janeiro de 1905 e que terão perdurado até 1920. Até porque existem folhetos com os estatutos que então se publicaram. Mais tarde, constitui-se a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, que foi fundada em 7 de Janeiro de 1933, tendo sido construída a sede em 1935. Porém, os projectos para se organizar a corporação começaram numa deliberação da câmara, datada de 23 de Abril de 1888, quando um vereador municipal se lamentava que não existia uma corporação na cidade, mas existiam duas mangueiras, um bom sistema de bombas, agulhetas montadas num carro, baldes, cântaros e algum outro material, pelo que a partir daí terão sido organizados ainda que sem estatutos.


No distrito de Castelo Branco, na Sertã fundou-se uma corporação de bombeiros em 26 de Agosto de 1916. Na cidade da Covilhã, a Associação Humanitária dos Bombeiros da Covilhã foi fundada em 21 de Junho de 1875. Os Bombeiros Voluntários no Fundão foram fundados em 23 de Maio de 1927. Nos restantes concelhos as corporações de bombeiros vão sendo organizadas sobretudo por meados do século XX. Curiosamente, neste distrito, quase nenhuma das corporações tem uma breve nota histórica sobre a fundação dos bombeiros nos respectivos municípios.

[NOTA:Na imagem uma fotografia do corpo de Bombeiros de Mirandela]

[Em Continuação]

A.A.B.M.

Sem comentários: