quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CONVERSANDO COM MOZART | PESSOA NA PRIMEIRA PESSOA


CONFERÊNCIA(s) / DEBATE com CARLOS OTERO

LOCAL: Palácio Quinta da Regaleira (Sala da Renascença) – pelas 16 horas;
ORGANIZAÇÃO: Cultursintra FP & Carlos Otero;
ORADOR: Carlos Otero 

DIA 9: “Conversando com Mozart”;

DIA 10: “Pessoa na Primeira Pessoa”

Dá-me  os óculos! Foram estas as últimas palavras do poeta no dia 30 de Novembro de 1935. As últimas palavras de Goethe, grande poeta que ele muito admirava, tinham sido: “Mais Luz”.

A distância é pequena e apenas simbólica entre as duas súplicas. “Mais Luz” era para iluminar o espírito de Goethe; Fernando Pessoa, com os óculos, seria para sondar mais profundamente o fundo obscuro da sua alma.

Hoje, passados todos estes anos, aqui está Fernando Pessoa para falar dele... Do seu EU íntimo. Aquele que raramente mostrou. Poderá mesmo parecer-lhe difícil, para não dizer enfatuado, falar na primeira pessoa sem se esconder” [AQUI - sublinhados nossos]

Carlos Otero “nasceu em Lisboa e vive em Paris há 50 anos, onde desenvolveu a sua actividade como actor, cantor lírico e encenador de teatro e de ópera.

Com mais de 3.200 representações públicas em palcos tão distintos como o Teatro Nacional Popular, o Théâtre de la Ville, o Théâtre Marigny, o Festival Lírico de Aix-en-Provence e o Festival de Avignon, Carlos Otero trabalhou ao longo da sua carreira com nomes tão distintos como a actriz Edwige Feuillère, o actor e encenador Georges Wilson, ou ainda Jerome Robbins, produtor, realizador e coreógrafo da Broadway, com quem apresentou, em 1969, no Théâtre Marigny, a comédia musical Violino sobre o Telhado.

Realizou e encenou no Théatre des Champs Elysées, de Paris, o drama “Themos” de Mozart, assim como a ópera “A Flauta Mágica”, representações que foram saudadas pela crítica como “tendo conseguido transmitir o essencial do aspecto sobrenatural e maravilhoso das obras-primas de Mozart”. [ler MAIS AQUI]

J.M.M.

Sem comentários: