quinta-feira, 21 de novembro de 2013

OS PAINÉIS DE S. VICENTE DE FORA: A ICONOGRAFIA EM QUESTÃO

 
CICLO DE CONFERÊNCIAS DO MONTE DA LUA - Os Painéis de S. Vicente de Fora: a iconografia em questão,  por João David Zink (historiador de arte).
 
DIA: 27 de Novembro (19,30 horas);
LOCAL: Biblioteca-Museu República e Resistência – GRANDELLA (Estrada de Benfica, 419 – LISBOA);
ORGANIZAÇÃO: Biblioteca-Museu República Resistência | VITRIOL
 
DIA: 30 de Novembro (VISITA);
LOCAL: Museu Nacional de Arte Antiga (guia: João David Zink)
 
Os 'Painéis de S. Vicente de Fora' que hoje se encontram no Museu Nacional de Arte Antiga, ainda que não suscitem grandes divergências no que respeita a considerações de ordem estética, sendo consensual o fascínio que exercem, são, no entanto, o objecto da maior controvérsia na historiografia do património artístico português, aquela que já fez correr mais tinta e despertou maiores paixões, e que apesar disso, volvido mais de um século da sua redescoberta, se encontra longe de estar definitivamente solucionado.
 
A presente abordagem, incidirá sobre os grandes pontos de divergência: a disposição dos painéis e o destino iniciais, o seu significado, a identificação da personagem central e demais figuras, as diferentes teses («vicentina», «catarinista», «fernandina», «cardinalícia», «crispiniana», «carlista» e dualistas destas), a autoria, o(s) patrocinador(es), e a data de execução. Serão demonstrados os resultados da própria investigação do conferencista, e à luz desta apontados novos caminhos a percorrer
 
J.M.M.

Sem comentários: