sábado, 21 de junho de 2014

EVOCAÇÃO DOS 90 ANOS DOS GRAVES ACONTECIMENTOS DE SILVES DE JUNHO DE 1924

Assinala-se amanhã, 22 de Junho, os noventa anos dos graves acontecimentos que envolveram a morte de operários locais durante um dos vários episódios de lutas pelos seus direitos.

Conforme se pode ver acima (clicando na imagem para aumentar), os operários corticeiros silvenses que tinham um núcleo operário na cidade muito aguerrido, com uma estrutura articulada com outras associações operárias que existiam na época na cidade e nas localidades próximas desencadearam uma das suas lutas pela melhoria das suas condições. No entanto, as autoridades policiais locais reagiram de forma agressiva, e para tentarem impedir uma manifestação operária, um dos elementos presentes disparou sobre a multidão matando um operário e ferindo outras pessoas entre as quais crianças.

A imprensa fez eco da situação e acima temos a referência ao acontecimento no jornal A Capital, de 27 de Junho de 1924, Ano 14, nº 4663, p. 4, sobre o impacto que a notícia teve pelo País agregando movimentos e mobilizando os operários para outras lutas que se seguiram. Também a imprensa regional fez alguma referência ao acontecimento, como a imagem do lado direito, com uma notícia do jornal semanário O Algarve, de 29 de Junho de 1924, Ano 17, nº 847, p. 1.

Porém foi no jornal A Batalha, jornal da Confederação Geral do Trabalho (C.G.T.), que a partir de 24 de Junho começa a fazer uma grande campanha sobre os acontecimentos de Silves conforme se pode ver na imagem abaixo (Clicar na imagem para aumentar). Campanha que se vai arrastar ao longo de vários dias na imprensa operária.

Para evocar os acontecimentos, a Câmara Municipal de Silves organiza no próximo dia 25 de Junho de 2014, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia pelas 18.30h, com a realização de duas conferências, uma pela doutora Maria João Raminhos DuarteO 22 de junho de 1924 no movimento operário silvense: o anátema do "lenço na algibeira" e outra pelo professor e historiador Manuel Ramos, que exerceu as funções de director do antigo Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês.

Mais detalhes sobre o assunto podem ser obtidos na página da Câmara Municipal de Silves.

Com os nossos votos do maior sucesso para esta iniciativa que não podemos deixar de divulgar.

A.A.B.M.

Sem comentários: