sábado, 19 de julho de 2014

[PORTO] PAPINIANO CARLOS … O T.E.P.


Saudades de um certo Porto

Na FOTO: na frente (pernas flectidas), Luís Veiga Leitão e Vasco da Lima Couto. De pé, a partir da esquerda: Papiniano Carlos [1918-2012] e esposa (Olívia), Fernando Gaspar (sogro do dr. Alberto Castro Ferreira) … e actores do T.E.P. [Teatro Experimental do Porto - refira-se que Papiniano Carlos fez parte dos dirigentes do T.E.P.]

NOTA (dos comentários): "esquerda para a direita , e de joelhos flectidos estão o Poeta Luís Veiga Leitão e o Grande Actor, também Grande Declamador Vasco de Lima Couto (TEP e FENIANOS no Porto);de pé, e também da esquerda para a direita, Papiniano Carlos e Olívia Valente de Vasconcelos(meus Pais)a seguir Sr. Fernando Gaspar e Esposa, D. Mira Gaspar, depois um Tio meu, Irmão de Olívia, Manuel Valente Bispo seguido pela Esposa, minha Tia portanto, Maria Augusta Monteiro Valente Bispo, a seguir,uma Senhora de quem não lembro o nome mas que era familiar do casal que está a seguir: Arquitecto Aristeu Ravásio (um Grande Anti-fascista ) e Esposa D.Zina (viviam em São Martinho da Gândara).Abaixo do Sr. Gaspar está a Escritora Maria Almira Medina e o Filho Tóju. Eu, Maria Salomé, estou de pé,com os meus sete anitos!  [Maria Salomé V.de Vasconcelos]

FOTO e TEXTO via Alberto Castro Ferreira Facebook, com a devida vénia
 
 

Sob as estrelas, sob as bombas,
sob os turvos ódios e injustiças,
no frio corredor de lâminas eriçadas,
no meio do sangue, das lágrimas,
caminhemos serenos.

De mãos dadas,
através da última das ignomínias,
sob o negro mar da iniquidade,
caminhemos serenos.

Sob a fúria dos ventos desumanos,
sob a treva e os furacões de fogo
dos que nem com a morte podem vencer-nos,
caminhemos serenos.

O que nos leva é indestrutível,
a luz que nos guia connosco vai.
E já que o cárcere é pequeno
para o sonho prisioneiro,
já que o cárcere não basta
para a ave inviolável,
que temer, ó minha querida?:
caminhemos serenos.

No pavor da floresta gelada,
através das torturas, através da morte,
em busca do país da aurora,
de mãos dadas, querida, de mãos dadas,
caminhemos serenos.
 

[Papiniano Carlos, “Caminhemos Serenos”]
 
J.M.M.
 

2 comentários:

Maria Salomé V.de Vasconcelos disse...

Muitos Parabéns pelo Blogue "Almanaque Republicano". Sou a Filha de Papiniano Carlos e, fico muito Feliz ao vêr como ele não é esquecido, apesar dos tempos cruéis que atravessam o Mundo. Peço que me desculpem, e especialmente o Dr. Alberto Ferreira, por uma pequena correcção sobre o nome das pessoas da foto, em que também estou, e da qual possuo um exemplar. Pois, da esquerda para a direita , e de joelhos flectidos estão o Poeta Luís Veiga Leitão e o Grande Actor, também Grande Declamador Vasco de Lima Couto (TEP e FENIANOS no Porto);de pé, e também da esquerda para a direita, Papiniano Carlos e Olívia Valente de Vasconcelos(meus Pais)a seguir Sr. Fernando Gaspar e Esposa, D. Mira Gaspar, depois um Tio meu, Irmão de Olívia, Manuel Valente Bispo seguido pela Esposa, minha Tia portanto, Maria Augusta Monteiro Valente Bispo, a seguir,uma Senhora de quem não lembro o nome mas que era familiar do casal que está a seguir: Arquitecto Aristeu Ravásio (um Grande Anti-fascista ) e Esposa D.Zina (viviam em São Martinho da Gândara).Abaixo do Sr. Gaspar está a Escritora Maria Almira Medina e o Filho Tóju. Eu, Maria Salomé, estou de pé,com os meus sete anitos! Desculpem-me, já fiz em tempos esta correcção, numa outra página, e, mesmo amando todos eles (ou melhor, nós todos os da foto)Teatro achei que deveria fazer esta correcção. Os meus Cumprimentos e Parabéns pelo vosso Trabalho.Maria Salomé

Maria Salomé disse...

Já enviei um comentário que foi logo apagado. Sou Filha de Papiniano Carlos e, além de lhes querer dar os Parabéns pelo Blogue indiquei elementos sobre uma foto em que meus Pais e outros Familiares e Amigos estão. Como estou na Foto e conheço bem todas as pessoas que nela figuram gostei de dar uma ajuda. Aliás, já numa outra Página, dei em tempos uma ajuda na identificação das pessoas, nessa Foto que o Dr. Alberto Ferreira colocou e onde figuram seus Sogros ,Sr. Fernando Gaspar e D. Mira Gaspar, mas uma vez que se apagou logo a ajuda, paciência. Tenho pena, porque como conheço todos esses Senhores, com quem convivi muito, aliás, não perderei mais tempo e não os maço mais. Mas, renovo os meus Parabéns pelo Blogue e envio os meus Cumprimentos. Maria Salomé Valente de Vasconcelos