terça-feira, 4 de novembro de 2014

VISITA GUIADA AO TEMPLO ANGLICANO – CATEDRAL DA IGREJA LUSITANA


VISITA GUIADA AO TEMPLO ANGLICANO – CATEDRAL DA IGREJA LUSITANA

DIA: 8 de Novembro 2014 (10,45 horas);

LOCAL: Paróquia de S. Paulo (Ex-Convento dos mariano, rua das janelas Verdes, 32, Lisboa)
ORGANIZAÇÃO:
Museu Maçónico Português [Ciclo “Templo Lugar Sagrado

A Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica surgiu na segunda metade do séc. XIX, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal.

A instituição do regime liberal e as novas ideias culturais e políticas que agitavam o mundo levaram - em Portugal como noutros países - a um clima de constante tensão entre muitos sectores da sociedade e a hierarquia da Igreja Católica Romana, que continuava, à época, presa a valores de tendência conservadora e absolutista, tardando a adaptar-se aos novos tempos.


Entretanto, ia chegando a Portugal a influência de outras correntes do cristianismo, ligadas à espiritualidade anglicana, à tradição protestante ou ao movimento "velho-católico", que se constituíra em países como a Suíça ou a Holanda precisamente para tentar restaurar na Igreja Católica a simplicidade e a vivência dos primeiros séculos do cristianismo.

Foi neste contexto que alguns sacerdotes e leigos se desligaram da Igreja Romana e formaram pequenas comunidades, onde se encontravam para, em igreja, viver e partilhar a sua fé em Jesus Cristo.

Em 1880 reuniram em Lisboa um Sínodo, sob a presidência do Bispo anglicano Riley, do México, expressamente convidado para o efeito e aí se constituiu e regulamentou a Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

Recorde-se que foi, precisamente, à Igreja Anglicana que pertenceu Jean-Theophille Désaguliers, que participou decisivamente na génese da Maçonaria especulativa e na criação, em 1717, da Grande Loja de Londres e Westminster, primeira Obediência Maçónica do Mundo.

Desagulier nasceu em 12 de Março de 1683 em Aytré, um subúrbio de La Rochelle, em França. Em virtude do Édito de Nantes, foi obrigado a emigrar num navio para Inglaterra escondido num barril, para não ser separado dos seus pais que professavam a confissão protestante.

Tendo o seu pai sido integrado no clero anglicano, tornando-se pastor de uma igreja na Swallow Street, Desagulier permaneceu com ele até os 16 anos, matriculando-se seguidamente na universidade inglesa Christ Church de Oxford, na qual fez estudos em filosofia e letras, até 1712, para além de ter adquirido uma sólida formação científica, que lhe possibilitou uma carreira de investigação, sobretudo no domínio da física e uma participação de relevo na Royal Society, na qual foi discípulo de Sir Isaac Newton.

Ordenado Diácono em 1710 e sacerdote em 1717, Desaguliers foi, também um membro proeminente da Igreja Anglicana, tendo sido capelão da Família Real.

Terceiro Grão-Mestre da Grande Loja de Londres e Westminster, foi um dos principais impulsionadores na elaboração das Constituições redigidas posteriormente  pelo pastor Anderson, em 1723, que consagram princípios de tolerância religiosa, definindo a Maçonaria como o Centro de União de pessoas que de outra forma manter-se-iam afastadas entre si.

O ponto de encontro será em frente à porta principal da Catedral da Igreja Lusitana - Paróquia de S. Paulo, Ex-Convento dos Marianos, Rua das Janelas Verdes, 32, Lisboa, às 10.45H.

As inscrições deverão ser feitas de preferência através do e-mail do Museu Maçónico Português ou do telefone infra indicados. 

Contando com a vossa participação, apresento os meus cumprimentos.”

[Fernando Castel-Branco Sacramento - Director do Museu Maçónico Português]

J.M.M.

Sem comentários: