quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CONFERÊNCIA – A GÉNESE DOS RITUAIS MAÇÓNICOS


CONFERÊNCIA: "A Génese dos Rituais Maçónicos

ORADOR: dr. Manuel Pinto dos Santos;
DIA: 30 de Janeiro 2015 (19,00 horas);
LOCAL: Grémio Lusitano [Rua do Grémio Lusitano, 25, Lisboa];

ORGANIZAÇÃO: Museu Maçónico Português [Ciclo “Sextas da Arte Real”]

Desde a sua génese, em 1717, a prática ritualística da Maçonaria especulativa teve um desenvolvimento substancial. Este deveu-se tanto à importação de sincretismos diversos, que lhe trouxeram novos mitos e símbolos, como à própria evolução do pensamento maçónico, o qual não permaneceu impermeável a novas correntes filosóficas, ou a contextos sócio-políticos diferenciados.

Se no decurso do século XVIII, se assistiu à transição de uma fase pós-operativa, na qual os trabalhos das Lojas constituíam apenas formas de sociabilidade, para um estádio verdadeiramente iniciático, em que as cerimónias dão corpo à vivência de psicodramas fundados em mitos de conteúdo intemporal, os rituais continuaram a sofrer evoluções posteriores, adaptando-se aos novos paradigmas, que foram entretanto surgindo.

Nos finais do séc. XVIII a aristocracia a as classes intelectuais rendem-se ao deslumbramento da descoberta do universo maçónico e revestem-na de novas roupagens simbólicas e toda uma estrutura de graus que são posteriormente ordenados e  devidamente estruturados ao longo do séc. XIX e início do séc. XX.

São estes os aspectos que se pretende aprofundar e discutir na presente conferência.

Contando com a vossa participação, apresentamos os nossos cumprimentos"

[Fernando Castel-Branco Sacramento - Director do MuseuMaçónico Português]

J.M.M.

Sem comentários: