sábado, 6 de junho de 2015

VISITA GUIADA – REAL EDIFÍCIO DE MAFRA


VISITA GUIADA: Real Edifício de Mafra. Projecto do Milenarismo Joaquimita Franciscano

GUIA: Prof. José Eduardo Medeiros;

DATA: 7 de Junho 2015 (10,00 horas);
LOCAL: Palácio Nacional de Mafra (Porta da Basílica);
ORGANIZAÇÃO: Museu Maçónico Português [Ciclo “Visitas entre o Esquadro e o Compasso]

“No dia 7 de Junho de 2015, domingo, pelas 10.00H, o Museu Maçónico Português leva a efeito, no âmbito do ciclo ‘Viagens Entre o Esquadro e o Compasso’, a visita ao Real Edifício de Mafra, orientada pelo Prof.  José Medeiros.
O número máximo de participantes aceites nesta visita é de 30 pessoas. O custo de inscrição é de 15€ (…).

Esta visita é  promovida em parceria com a Associação dos Amigos do Convento de Mafra - Guardiães do Convento, que pretende dinamizar a ‘conservação do Convento de Mafra’, divulgando e promovendo o Palácio, ‘na convicção de que só se ama o que se conhece’ e que os portugueses têm razões de sobra para amarem e ‘namorarem’ o Palácio de Mafra». Esta Associação, através das iniciativas e parcerias que realiza, pretende angariar meios financeiros para a conservação do Convento de Mafra. Neste sentido, os meios arrecadados com esta visita reverterão para os 'Guardiães do Convento' concretizarem as mais urgentes obras de conservação.
O preço da visita inclui o acesso a todos os locais antes referenciados, disponibilização de auriculares e seguro dos participantes (Almoço não incluído).

 


REAL EDIFÍCIO DE MAFRA

"O Complexo do Real Edifício de Mafra (Palácio, Convento, Basílica, Jardim do Cerco e Tapadas) é um monumento notável a vários títulos.
Todo o Convento de Mafra foi planeado por D. João V como replicação dos cânones da Jerusalém Celeste em Mafra, concebido e projectado para este local, do ponto de vista da sua localização geográfica, simbólica e astrológica.

A Biblioteca Nacional de Mafra é uma das mais belas do mundo, recentemente distinguida pelo jornal britânico “The Telegraph” (a par da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra).
A importância do Real Edifício de Mafra manifesta-se, desde logo, pela magnificência da sua construção e apetrechos:

- único no Mundo com Seis Órgãos de época,
- os maiores Carrilhões do Mundo,

- a Biblioteca universalmente considerada como das melhores e mais belas da Europa de então,

mas também pelas muitas peculiaridades relacionadas com a sua concepção, nomeadamente:

·   a construção "ali", naquele sítio e só naquele sítio, a um 1Km a Ocidente da Vila de Mafra (Vila Velha), obrigando a arrasar toda uma colina;
·   a configuração arquitectónica do Convento com os seus Torreões e o zimbório da sua Basílica, com a pomba do Espírito Santo;

·   a escolha do arquitecto Ludovice, um "simples" ourives de prata alemão, com oficina no Rossio de Lisboa; 
·    a curiosa e inusitada bula papal permitindo que a Biblioteca de Mafra tivesse e pudesse adquirir livros proibidos pelo Índex oficial da Igreja de então,

Esta Viagem, será uma oportunidade única para uma visita a locais que não são normalmente de acesso público, tendo lugar:
·        da parte da manhã, das 10h00 às 13h00, a visita ao Palácio, Biblioteca, Basílica e Sacristia do Sacramento, mecanismos dos Carrilhões e terraços do Zimbório;

·        da parte da tarde, das 15h00 às 17h30, a visita à zona militar da Escola de Armas - Capela da antiga Enfermaria, Sala dos Actos, dupla escadaria, Sala das Colunas, Museu, etc.”

Contando com a vossa participação, apresento os meus cumprimentos.”

[Fernando Castel-Branco Sacramento - Director do Museu Maçónico Português]

J.M.M.

Sem comentários: